sexta-feira, 24 de julho de 2020

PARABÉNS FESTIVALE !



Há exatos 40 anos, no dia 25 de Julho de 1980 na cidade de Itaobim começava a primeira edição do FESTIVALE.
E este se tornou um dos mais importantes Festivais de Cultura Popular de todo país e sem duvidas e a maior celebração do povo do Jequitinhonha.
Nosso blog tem muito orgulho de estar completando 10 anos e coincidentemente prestar uma justa homenagem a este evento e a todos que direto ou indiretamente ajudaram a fortalecer suas bases para que hoje ele chegasse aos seus  40 anos de existência e 36 edições realizadas.
E se você se pergunta, porque foi criado o FESTIVALE? Eis sua resposta!

PORQUE PROMOVEMOS O FESTIVAL?
    Apesar de tão pobres economicamente, todos sabem o quanto é rico em cultura popular o Vale do Jequitinhonha. Baseada no dia a dia de seu povo, na fé religiosa, em historias que suplantam o tempo e entraram para o folclore, na assimilação e adaptação de outras culturas que vieram com retirantes nordeste brasileiro e aqui ficaram, a cultura popular do Vale é um patrimônio que precisa, e deve, ser conservada.
    Paralela a essa cultura está o grito daquele que começa a acordar e lutar contra as injustiças sociais que predominam no vale, e que o colocam em forma musical todo o seu anseio por melhores condições de vida.
     Porém, faltam oportunidades; ao folclore, para mostrar suas festas, suas raízes; ao artesão, locais condignos para mostrar seu trabalho; ao cantador, pra cantar a terra, o sol, o rio, o amor e a gente do lugar, já que a cultura importada começa a predominar no vale. Daí, o porque do “FESTIVALE”.
   Assim, como todas as outras promoções culturais do Geraes (Concurso de Contos e Poesias, show “procurados”, show “acorda Jequitinhonha”), o” FESTIVALE” busca, além da integração entre cidades e o maior relacionamento entre aqueles que fazem da arte sua vida, mostrar raízes e a verdadeira cultura do Vale do Jequitinhonha.
    O “FESTIVALE” não é apenas um concurso de prêmios. É um esforço maior no sentido de manter viva a luta pela preservação da cultura e por melhores condições de vida. E esta luta deve ser de todos, por isso, participe. O “FESTIVALE” é seu.

Jornal Geraes, Julho de 1980.


Parabéns!
Festival da Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha – FESTIVALE
Continue a encantar gerações e gerações neste VALE que tem VIDA, VERDE, VERSOS  e VIOLA

Gratidão! Jô Pinto, madrugada do inverno de 25 de Julho de 2020 na minha querida Itinga.


4 comentários:

MEMÓRIA CULTURAL - UM CASO DE AMOR NA ROTA BAHIA-MINAS

  Imagem: Internet   Seu maquinista! Diga lá, O que é que tem nesse lugar (...) Todo mundo é passageiro, Bota fogo seu foguista ...