segunda-feira, 15 de agosto de 2022

MEMÓRIA CULTURAL - Olho-de-boi

 

Imagem Internet

O olho-de-boi é uma semente originária da planta trepadeira lenhosa, conhecida cientificamente pelo nome Dioclea violácea, originária da Guiana e Brasil, encontrada em regiões de cerrado e caatinga.

É uma árvore de médio porte, de 15 a 20 metros, em geral bem copada,   tem o fruto que é uma  vagem curta de 6 cm, com uma a três sementes, geralmente. E esta semente de 1,5 cm é muito bonita, em duas cores vermelho e preto, principalmente.

Irmã Andrea Comune (2008) em seu livro “Recursos da Natureza para a saúde”, relata que a semente de olho de boi pisada e curtida no vinho branco, serve contra epilepsia e pedra nos rins.

Mas dependendo da região do Brasil, esta semente prensada se transforma em uma farinha nutritiva com funções fitoterápicas, conhecida na medicina popular por conta de suas propriedades parasiticida e formicida.

No entanto, seus benefícios no mundo espiritual são ainda mais poderosos. Em que a semente é utilizada como amuleto de proteção por espiritualistas e esotéricos. Entre umbandistas, o olho-de-boi possui propriedades energéticas capazes de dissipar energias ruins e afastar praguejos, mau-olhado, inveja e energias ruins. 

Por



2 comentários:

DIÁRIO DE LEITURA - João Arantes, Poeta de Francisco Badaró lança Terceiro livro

  Lançamento do Livro - Fotos: Soll Santos Sugestão de Leitura O livro Ao Nascer do Sol é a nossa dica da semana! Lançado em 8 de feverei...