quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

OPINIÃO DO BLOG - DICIONÁRIOS DO POVO DO VALE: A importância dos nossos dialetos


 


“Nossa matéria prima é a palavra. A palavra como som, como sentido, como prática, como senha, como signo cultural distintivo, como argamassa social, como história, como objeto, como entidade mutável e mutante.”

Antônio Risério.

 

O vale do Jequitinhonha é uma região em que se concentra diversos povos e comunidades tradicionais que possui um dialeto próprio e palavras que são ditas de uma forma cotidiana, mas que carregam muita ancestralidade e herança de uma colonização. Datar essas palavras e seus significados auxilia no entendimento das pessoas que não são daqui, mas sobretudo saber de onde cada dialeto se deu, nos ajuda a compreender de onde viemos.

Aculá, bocó, chaboquero, despachado, encafifado, fuzuê, gastura, irmão de leite, lé com cré, limpá o beco, malineza, negaça, onde judas perdeu as bota, pereba, ribuçá, siligristido, tiquin, uruvai, varado de fome, zureta, etc, são algumas palavras e dialetos que são falados em nossa região.

Muitas pessoas sabem que existem, falam, mas não tem noção de onde essas palavras chegaram até nós. E é onde que os dicionários entram, essas enciclopédias reúnem diversas palavras e seus significados, muitas de origem africana, indígena e a maioria como herança da colonização, como é o caso das palavras derivadas do latim.

Esses dicionários são uma ferramenta extremamente necessária para podermos buscar as fontes do nosso vocabulário, mas entender que nem todos os livros contam com as palavras que definitivamente falamos, pois o nosso vocabulário é extremamente vasto, mas não que dizer que não sejam fontes de estudo, pois muitos deles são fruto de anos de pesquisa.

Não precisamos ir longe para saber que o nosso dialeto é regional e que muitas pessoas não conhecem de fato o que falamos, um exemplo disso são muitas pessoas que moram em São Paulo não saber o que significa a palavra “gastura”. E isso demonstra o quanto nossa região é singular, sobretudo no linguajar.

Alguns dicionários que foram publicados e que trazem de maneira enciclopédica as nossas palavras e dialetos é o Dicionário Fanadês, Jequitinhonhês e Mineirês – linguagem falada às margens do Rio Fanado e adjacências, do escritor Carlos Mota, o mais interessante do livro para mim foi o estudo de onde as palavras vieram, muitas da língua banto, o autor catalogou 190 verbetes, e também da língua tupi, com 220 palavras. Nos presenteia também com 200 causos e anedotas e os 1000 apelidos de habitantes do Fanado e região (Mota é natural de Minas Novas). Essa obra é um grande presente para todos nós.

Além disso podemos contar com o exemplar do Dicionário do dialeto rural no Vale do Jequitinhonha Minas Gerais, da autora Carolina Antunes, resultado de um estudo do vocabulário da língua falada na zona rural dos municípios do Jequitinhonha durante os anos de 1980 a 2000. Bem estruturado e de fácil entendimento, esse dicionário muito contribui para o enriquecimento e saber de nossos dialetos e palavras ditas aqui na região do Jequitinhonha, ainda assim o livro conta com as peças didáticas, que são o ponto de partida para orientar professores do Ensino Fundamental e Médio, em sala de aula, com o dialeto rural.

Não menos importante, também contamos com o Dicionário da Religiosidade popular – Cultura e Religião no Brasil, de Frei Chico (Francisco van der Poel), que juntamente com a artesã Maria Lira Marques catalogou as mais diversas rezas, benditos, batuques, técnicas de trabalho, remédios, sabenças e histórias do povo do Vale. Frei Chico, muito humildemente nos mostra não só na nossas região, mas em todo o Brasil, quase todas as formas de se falar, ouvir, aprender e ensinar dos povos e comunidades tradicionais, o quanto é importante o popular, a pedagogia popular “que é do povo e para o povo”. Com suas 1150 páginas de puro conhecimento, vale muito a pena folheá-lo. Não é só um dicionário de palavras faladas, é uma enciclopédia para se buscar sempre que for necessário.

O nosso falar também é nossa riqueza, com o falar oramos, rezamos, pedimos a benção, suplicamos, também expressamos os nossos mais variados sentimentos, carregamos ancestralidade, heranças e palavras diferenciadas que nos fazem ser quem somos, um povo único. Esses dicionários vieram para materializar a nossa cultura e ler as palavras (fiz isso quando os adquiri) para uma pessoa mais velha e ela já saber o significado é muito gratificante, mais gratificante ainda é saber que tem muito mais, é vasto nosso vocabulário, que por mais que seja “normal” falar assim, carregamos muita história por trás de cada palavra ou dialeto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Caraí e o Vale de luto

Foto: UFMG É com muito pesar que comunicamos a passagem espiritual da artesã de Caraí, Dona Noemisa, uma baluarte do artesanato do Vale do...