terça-feira, 31 de janeiro de 2023

O ASSUNTO É? - Majestade o sabiá e a memória



Sabiá laranjeira - imagem internet


Outro dia, ouvindo a música “Majestade sabiá” de Jair Rodrigues, fui levada de volta ao final dos anos 1980 e início da década de 1990, quando morava na região rural de Bocaiúva, vale do Jequitinhonha. De manhã cedinho, D. Maria, minha mãe começava a se movimentar pela casa, especialmente na cozinha, acendendo o fogão a lenha e dando início aos afazeres do dia, logo o cheiro de café quente subia, porém, antes de tudo ela ligava o radinho de pilhas e ouvia o bom dia dos locutores seguido das modas de viola. Majestade sabiá, era interpretada por Roberta Miranda e Chitãozinho e Xororó. Minha mãe amava cantar, sua voz enchia os ares junto com o aroma do café, ali mesmo plantado, colhido, torrado e moído. Essa música, além de ativar memórias saudosas de minha mãe, da minha infância no campo, fala sobre o potencial da memória em nos levar outros tempos e lugares. O eu poético diz: “meu pensamento toma formas eu viajo, vou pra onde deus quiser” e “estou indo agora pra um lugar todinho meu, quero uma rede preguiçosa pra deitar, em minha volta sinfonia de pardais, cantando para a majestade o sabiá”. Tudo que narra é maravilhoso, o adentrar a floresta, o cantar dos pássaros, o descanso na rede. Porém, todo esse universo está guardado dentro de si mesmo, a partir do mecanismo de rememorar, relembrar: “ o meu eu, este tão desconhecido, que jamais serei traído, pois este mundo sou eu”. Me fascina a memória e sua capacidade de nos presentear com o que já vivemos e perdemos, como o corpo guarda um universo de lembranças que são ativadas quando ouvimos uma canção, sentimos um cheiro, experimentamos uma sensação. Nosso corpo é onde estamos no mundo, é através dele que nos situamos. Assim, toda vez que ouço Majestade sabiá, volto no tempo e revivo momentos que jamais serão esquecidos, pois fazem parte do que sou. Se atentem às formas como as memórias são ativadas, como as experiências sensoriais do presente promovem a rememoração do passado e aproveitem conscientemente desse potente recurso corpo.  


Por






Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Caraí e o Vale de luto

Foto: UFMG É com muito pesar que comunicamos a passagem espiritual da artesã de Caraí, Dona Noemisa, uma baluarte do artesanato do Vale do...