segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

MEMÓRIA CULTURAL - Andu

 




O  nome científico deste feijão é Cajanus cajan,  originária da Ásia, mas foi trazido para o Brasil no cabelo dos escravos, dentro dos navios negreiros. O nome ‘Andu” é de origem africana, do dialeto falado no antigo Reino do Congo.

Atualmente a  Índia  é o maior produtor mundial de guandu, onde é usado para a produção de dhal, preparação caudalosa e apimentada que também é feita com ervilhas ou grão de bico.

No Brasil adaptou-se bem ao clima tropical, rico em ferro e cálcio , não é feijão de muito caldo por isso costuma ser comido como salada reforçada, com linguiça, cebolas, pimenta e coentro, ou então como farofa ou até em omelete.

Na região do Vale do Jequitinhonha , conhecemos o “Andú”, uma espécie de legumilosa arbustiva que produz vagens com sementes arredondadas com cores variadas  de verde-marrom ou púrpura. É um arbusto com raiz finas e atingem aproximadamente 3 metros de profundidade. A semente ficam nas vagens e podem ser encontradas de 2 a 9 grãos por vagens. É uma planta rústica e tolerante a secas e solos inférteis, apresenta um grande potencial para alimentação humana e animal.

O feijão guandu não é tão suscetível a doenças e pragas, como outras espécies que encontramos na agricultura.O guandu perfura as camadas mais compactadas do solo, permitindo que ele receba mais ar e água, e ainda cobre o solo com as folhas que caem dele. Assim que dá flores, as abelhas as visitam, colhendo o néctar para preparar o mel. As folhas verdes dá  para fazer um chá que atua como depurativo do sangue. As vagens, também verdes, podem ser colhidas para se comer os grãozinhos como ervilhas brilhantes. E das  vagens secas, separa-se  os grãos e prepara-se deliciosas e nutritivas paneladas de alimento. Os grão secos também podem ser torrados no forno. Quando começam a liberar o cheirinho de grão torrado, podem moer bem fininhos, ou pilados,  e preparados no coador, como uma bebida quente igual ao preparo do café, que não há um uso frequente em Minas Gerais.

É fonte de fibras, proteínas e vitaminas importantes, o andu é rico em diversos sais minerais: cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro e zinco. Por conta disso, ele é fundamental para a saúde dos ossos, músculos, do cérebro e ajuda a manter o sistema circulatório em bom funcionamento.

Ótimo para prevenir anemia  e garantir um bom funcionamento das células - levando em conta que o mineral é responsável pelo transporte de oxigênio na corrente sanguínea. Grande aliado para a saúde da visão - ajuda a prevenir degeneração macular e problemas na córnea, por exemplo. Além disso, essa vitamina fortalece a imunidade, combate o envelhecimento precoce e faz bem para os sistemas nervoso e cardiovascular.

Por



 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Caraí e o Vale de luto

Foto: UFMG É com muito pesar que comunicamos a passagem espiritual da artesã de Caraí, Dona Noemisa, uma baluarte do artesanato do Vale do...