terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

O ASSUNTO É? - Reflexões sobre a infância

Imagem internet


A infância é uma etapa inesquecível de nossa vida. Isso quando não vivenciamos situações intoleráveis de violência, nesses casos, muitas vezes a memória da infância é apagada. A meninice é de completa alteridade para os adultos. Podemos aproximar das crianças e nessa aproximação, ao entrar para o espaço da ludicidade, relembrar nossa própria infância. Nenhuma infância é igual à outra, há crianças que convivem com as questões dos adultos, em contato com a carência afetiva e material destes, outras que sofrem violências diversas. Em minha infância convivia com minha mãe e meu irmão. Hoje, quando relembro,  me dou conta da solidão de minha mãe que tinha que compartilhar suas questões conosco, visto que vivia muito isolada. Lembro que ela contava histórias, brincava de pular conosco, comemorava as conquistas e compartilhava os problemas materiais. Junto plantamos roça, limpamos e colhemos. Presenciamos tempestades assustadoras, com raios, trovões e queda de árvores. Certa vez, íamos lavar roupa quando vimos um raio cair e depois a grama queimada da descarga elétrica. Quando conseguiu receber seu primeiro salário de pensão por morte de meu pai, ela comemorou muito conosco. Quando choveu na roça de feijão e perdemos a colheita, choramos juntos. Minha infância foi uma etapa de privações, mas vivida com o entusiasmo e alegria própria das crianças. Hoje no convívio com meus pequenos, muitas vezes me deparo com minha criança interior, com a criança que fui. E como mãe, me reencontro com minha própria mãe.


Por



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Caraí e o Vale de luto

Foto: UFMG É com muito pesar que comunicamos a passagem espiritual da artesã de Caraí, Dona Noemisa, uma baluarte do artesanato do Vale do...