segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

MEMÓRIA CULTURAL - Tranças Africanas

Na foto Pezinha do "Carambola Filmes" da cidade Araçuaí/MG"

As tranças não é apenas  estilo, é uma forma de arte e sempre  muito popular entre as mulheres, mas nesta atualidade estendida aos homens. Seu aparecimento remonta a 3.500 a.C. e, desde então, tem sido sinal  de status social, etnia, religião e resistência racial. A indicação de sua origem seria da Namíbia, na África,  território que abriga dois grandes desertos: o deserto da Namíbia e o deserto de Kalahari. No cenário mundial é grande produtor de diamantes e de urânio mas  com distribuição de renda desigual. A maioria da população negra é pobre enquanto a minoria branca concentra a maior parte das riquezas.

No Brasil no tempo da escravidão o cabelo servia como espécie de mapa, porque era feito no trançado a rota de caminhos, que indicavam para se chegar nos quilombos. Também escondiam nas tranças, sementes que serviam para plantarem nos lugares onde estivessem para lembrar dos seus antepassados. E ainda, podiam esconder algum mineral, que serviria para libertar mais irmãos negros.

As tranças trazem diversos significados  que varia desde  a posição social, etnia e crença como: Trança Nagô – que descende do povo Nagô(Iorubá); Afro Bantu – carregam a simbologia da realeza;Dreads – indicam resistência, etc.

Nesta atividade há uma  relação de afetividade, pois no aprendizado do fazer tranças é o momento de conversar e passar ensinamentos. É uma prática demorada, por isso é oportuno o uso da fala, do canto e toda experiência.

Atualmente tem sido fonte de renda para muitas famílias, se antes era meio para a se ganhar a liberdade e afirmar nas tranças a etnia da qual pertencia. Hoje  as tranças é meio de sobrevivência e resistência para reafirmar os caminhos percorridos dos ancestrais negros. Não importa agora a cor da pele ou  de  estética, mas importante  saber que o trançado remete a  existência do povo negro e usar tranças, significa valorizar a cultura afro-brasileira.




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Caraí e o Vale de luto

Foto: UFMG É com muito pesar que comunicamos a passagem espiritual da artesã de Caraí, Dona Noemisa, uma baluarte do artesanato do Vale do...