domingo, 18 de janeiro de 2015

GIRO PELO VALE - Morre um Ícone da Cultura Popular do Jequitinhonha - Seu Nilton Curió

Seu Nilton -Festivale Capelinha - Foto: Omar Abrahão
                         Este sábado 17 de Janeiro de 2015, foi marcado por uma noticia triste, uma das personalidades mais importante do vale do Jequitinhonha,um icone da cultura de Araçuaí nos deixou,  nosso querido Nilton Curió, Nilton Ferreira de Souza. Funcionário aposentado do DER, defensor da Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha, artesão, instrumentista, agente cultural, participou de corais da cidade de Araçuaí, nos encontros de Cultura Popular que acontecem no vale, ele fazia questão de se apresentar assim enumerando todas as suas atividades, " Meu nome é Nilton Ferreira de Souza. sou mais conhecido por "Nilton Curió"  ex Funcionário do DER, sou artesão, trabalho com couro, integrante da Associação dos Artesãos de Araçuaí, integrante do Clube Reca,  Banda marista, fundador do coral vozes de Fátima,  Integrante do coral Nossa Senhora do Rosario, Fundador do centro cultural Nagô e Conselheiro da FECAJE" 
                      Defendia com toda sua força a cultura popular do Jequitinhonha, participou ativamente na defesa desta, participando de reuniões, de debates, palestras e fazia-se presente nos FESTIVALES. Um homem de simplicidade, mas de punho firme em seus ideais. ideais estes passados de geração em geração em prol da Cultura do Jequitinhonha. 
                       No 19º FESTIVALE, na cidade de Jordânia, ele foi homenageado pela FECAJE, por toda sua obra artísticas e de ativista cultural e o maior reconhecimento vei quando o publico começou a cantar o refrão " Hó Pedro Borra, hó Pedro borra eu vou comer seu cu, seu cu..curió"  musica que ele não gostava muito, mas que naquele momento foi a forma que todos os amantes da cultura do Jequitinhonha encontraram para dizer para ele, que ele era, foi e sempre será importante para o Vale do Jequitinhonha.
                   Que Nossa Senhora do Rosário receba o nosso Curió cantador, que seu canto ecoa no céu como ecou na sua passagem terrestre. fica a dor da perda, mas o seu legado nos fortalece e nos dá coragem de continuar acreditando nas coisas que nos faz bem. SALVE MARIA!


Descanse em Paz, do amigo Jô Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Caraí e o Vale de luto

Foto: UFMG É com muito pesar que comunicamos a passagem espiritual da artesã de Caraí, Dona Noemisa, uma baluarte do artesanato do Vale do...