quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

GIRO PELO VALE: Morre Dona Ana do Baú, arte do Jequitinhonha fica triste

Morreu hoje, aos 85 anos, às 02:30 da manhã em Minas Novas, a Artesã Ana do Baú.
Ana Fernandes dos Santos, conhecida como Ana do Baú, nasceu em 07 de fevereiro de 1930, filha de Seu Justiniano e Dona Ana Fernandes, nasceu na região do Burití, veio para Minas Novas com os pais e sua inseparável irmã de criação Natália.
Passaram a morar no terreno localizado à margem do Ribeirão Bonsucesso, denominado Baú, para ajudar no sustento da família, começou juntamente com sua irmã a fazer vasilhas de barro, atividade tradicional em sua família e toda a região.
Como o passar dos anos foram aprimorando o trabalho e seu artesanato começou a fazer sucesso e a ser comercializado para Belo Horizonte, depois passou a ser exportado para toda a Europa, principalmente para Portugal, Espanha e França.
Tem se noticia de peças de Ana e Natália em Mansões de artistas famosos em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e ainda em grandes Centros Culturais espalhados pelo Brasil e exterior.
Nos anos 90, Ana Fernandes dos Santos, a Ana do Baú, foi alvo de uma longa reportagem da revista VEJA, falando sobre suas peças de barro e sua incrível arte que alavancou de vez a fama do artesanato genuíno do Vale do Jequitinhonha mundo afora.
Após se aposentar como trabalhadora rural, passou a residir na sede do município, espalhando seu sorriso e simpatia com os vizinhos, amigos, familiares e nas ruas onde passava.

MESTRA ANA DO BAÚ
Bonecas...
Olhos arregalados.
Vivos.
Cabelos com cortes e penteados
Modernos
Bobes nos cabelos
Sapatos de salto alto,
Pernas à mostra,
Saias curtíssimas,
Vestidos floridos, cinto, bolsinha
Na mão.
Mulheres
Prontas para ganhar o mundo
Modernas, livres e sonhadoras
Assumidas em sua vaidade
Poderosas e confiantes
Saindo de dentro do barro
Da roça, do anonimato...
Vivendo muito além do
Vale do Jequitinhonha...
(Homenagem da UFMG)
Descanse em paz nos braços de Nossa Senhora do Rosário
Fonte: www.facebook.com/pages/Secretaria-de-Cultura-Minas-Novas-MG/252898548195477.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Caraí e o Vale de luto

Foto: UFMG É com muito pesar que comunicamos a passagem espiritual da artesã de Caraí, Dona Noemisa, uma baluarte do artesanato do Vale do...