segunda-feira, 26 de setembro de 2022

MEMÓRIA CULTURAL - A origem dos baús e malas antigas

 




A notícia que se têm que os  antigos egípcios teriam  criado os primeiros baús, usando madeira e juta, por volta de 3.000 a.C. usado originalmente para guardar roupas, armas, objetos de valor, por isso há tantas histórias envolvendo o baú de tesouros.Confeccionado em madeira nobre (carvalho, tajuba ou jatobá); possuía forma retangular com  tamanho variado, mas os maiores eram os preferidos para as longas viagens e longas distâncias.

Na Idade Média e no início da Renascença na Europa, baús eram frequentemente usados ​​como bancos, enquanto os baús mais altos eram usados ​​como mesas para escrita e outras utilidades.

Foi no século XVIII  que teria surgido  a  expressão “golpe do baú”, significa casar por dinheiro, porque se guardava os bens como jóias e dinheiro em baús. Então    os baús eram usados para levar o enxoval das moças com  suas jóias para a vida de casada, pois o casamento muitas vezes  negociado através dos vultuosos dotes. 

Até final do século XIX, era facilmente encontrado nas casas da cidade ou das roças, pois tinha o objetivo de guardar roupas e alimentos tais como arroz, fubá, milho feijão, que eram acondicionados para serem usados ao longo do ano, até a próxima colheita. Era uma das peças fundamentais das grandes viagens dos senhores de fazendas e nobres da corte, para armazenamento de roupas joias, nas carruagens ou charretes. O carpinteiro quem confeccionava, usando o machados para cortar e entalhar a madeira,  e com um enxó,  que se fazia o  refinamento das formas do artefato.

A junção das peças era feita com grandes parafusos, dobradiças de ferro e algumas extremidades eram unidas com cera de abelha, que tinha o objetivo de impermeabilizar a peça; além de garantir maior durabilidade.

Atualmente há várias formas para a preparação do objeto, pode ser pintado; envernizado ou colorido em variadas técnicas; além de  confeccionado em diversos materiais seja em vime; mdf; couro; madeira; plástico, nas mais diversas cores para infinitas finalidades.

O baú desde a antiguidade, possui infinitas utilidades; além de ser um belo objeto de decoração, história e lembranças, que se adapta em diferentes ambientes.

Por








Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Vale do Jequitinhonha de luto, Morre George Abner, um dos fundadores do Jornal Geraes.

  George Abner de Figueiredo Souza, natural do município de Pedra Azul, no Baixo Jequitinhonha. Agente Cultual, filosofo, fotografo, Jorna...