terça-feira, 8 de março de 2022

O ASSUNTO É? - Dia de Feira

 

Imagem Internet

Pimenta malagueta, rosca caseira, doce de leite, alface fresquinha, polpa de fruta, pastel de queijo e de carne. Biscoito escrevido, queijo cozido, tubão de leite, farinha fina, café torrado, goiaba de quintal, abacate um real a unidade. Pode olhar, freguesa, essa banca é de Dora, eu tô tomando conta pra ela. Dora! Ó a freguesa! Filé de tilápia, daqui da barrage.

Essas laranja é do Bananal, tenho arroz na casca e fubá caseiro. Cebolinha verde, erva de cheiro, erva-doce, pimenta do reino, doce de marmelo é de Fruta de leite. Hoje o ônibus veio cheio, tomara que não chova, senão atola. Leva uma dúzia e meia por dez, esse pequi é de Taiobeira.

No mercado municipal de Salinas me deslumbro com multiplicidade de aromas, de cores, de sons, de sensações. Passado e presente se entrecruzam na minha mente, enquanto círculo entre as bancas. Lembro José Raimundo dos Santos, meu pai, feirante de Bocaiúva, todos os sábados na Joaquim Costa em Montes Claros, lá conheceu minha mãe.

Fico imaginando como era a vida dele, o que pensava enquanto atendia suas freguesas. Será que também tinha esses devaneios de poesia cotidiana, afinal, era um leitor, me contou minha mãe. Aqui, olho as feirantes com seus rostos moldados pelo tempo oferecendo seus produtos e penso na importância da agricultura familiar. Mas esse assunto fica para o próximo texto. Bom dia!


Por




Um comentário:

  1. Ótimo texto! 👏👏👏 Os mercados e as feiras livres são uma delícia que se come também com os olhos, com as memórias, com a mente e o coração. Tudo isso proporcionado pelas trabalhadoras e trabalhadores rurais. Se a roça não produzir, a cidade não come.

    ResponderExcluir

GIRO PELO VALE - Diocese de Araçuaí, tem um novo bispo

Imagem internet  Na  alegria e na esperança!           Na manhã do   penúltimo dia, do mês de maio/2024, fomos surpreendidos com a notícia...