quinta-feira, 12 de agosto de 2021

DIÁRIO DE LEITURA - Perspectiva

 


Para Cláudio Bento

Singela homenagem aos 40 anos de poesia

 

Eu não sou gente de número. E olha que fui boa aluna das matemáticas. E olha que sou prática. Sou de fazimento, de execução, operacional. Mas não sou de números. Acho que não é coisa de raciocínio, é mais de despito. É que minha alma precisa de alguma leveza.

Não sei experimentar o mundo por moldes. O que sobra de tudo isso? Sobra uma falta. Faltam-me parâmetros. Mas esclareço que não é um lamento. É mais minha natureza mesmo.

É fato que o cotidiano, às vezes, reclama dados. E para uns casos não tenho para dar. Mas a incontestável continuidade vai dando seu jeito de ajeitar as coisas. É por isso que, também às vezes, o cotidiano me entrega umas reflexões novas que quando penso, sempre estiveram ali.

Tudo isso para dizer: eu gosto de grandezas. São vibrantes.

Por agora, Cláudio Bento comemora 40 anos de poesia.

Por um lampejo de concretude, me peguei pensando: que altura teria Cláudio Bento? Poeta de referência do Vale. Poeta de referência em minha vida. Encontro frequente das andanças valinas. Anfitrião de já muitos momentos. Meu amigo.

E eu só não sei.

Sei só que é grande.

Antes de saber disso que não sei, eu achava que sabia. Sabia ser coisa da distância, depois sabia ser coisa da idade, depois sabia ser da importância.

Mas chega o tempo da vivência, e se vão as lonjuras e as diferenças, e as justificativas. Olho no olho é um trem que nivela altura. Em nem assim o grande se foi. E espero que não se vá. É mais bonito poder ver as pessoas assim, radiando. Minha alma precisa de leveza.

Não sei se a grandeza ainda é a mesma. Bento, quanto mais perto, mais singelo chega, e quanto mais tempo, maior parece. Será que admiração cria uma grandeza própria? Cria sim. Afinal somos do mundo da poesia. A arte nos permite viver o próprio mundo melhor. Um próprio que não é só. O mundo da fantasia tem sua própria lógica. Ou lógicas. E eu vou aprendendo a habitá-lo.

Eu fico, miúda, vendo a tanta poesia tornar o homem Cláudio um colosso homem Bento. Bento é um pequeno menino poeta titânico. E isso torna a vida emocionante.

Tem outras gentes grandes nesse mundão de meu Deus. Aqui de meu cantinho, eu fico vendo, sem entender e já entendendo, tem gente que é enorme. E eu nunca nem atinei de botar reparo em que tamanho tem.

 

Agenda

Sexta-feira, 13 de agosto, 19h – Tomando Conhecimento, Herena Barcelos proseia com Jota Neris, no canal dos Poetas e Escritores do Vale do Jequitinhonha no Youtube

Sábado, 14 de agosto , 19h– live 40 anos de poesia de Cláudio Bento

Domingo, 15 de agosto, pela manhã – Prosa de Domingo, canal da Rádio Zói d’Água no Youtube

Domingo, 15 de agosto, 18h – Sarau de dois anos do leia mulheres Araçuaí

Terça, 17 de agosto, 18h – Prosa Literária, canal da Rádio Zói d’Água no Youtube


Por



 

2 comentários:

  1. "Tem outras gentes grandes nesse mundão de meu Deus". Entre essas estrelas, está você Herena, brilhando com seu lume singular.

    ResponderExcluir
  2. Você sempre generoso, sr waite. Obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir

GIRO PELO VALE - Diocese de Araçuaí, tem um novo bispo

Imagem internet  Na  alegria e na esperança!           Na manhã do   penúltimo dia, do mês de maio/2024, fomos surpreendidos com a notícia...