quarta-feira, 26 de maio de 2021

OPINIÃO DO BLOG - Vício e Virtude


Fico muito feliz em saber que a minha escrita chega no coração de alguém, e é por isso que insisto nessa loucura gostosa que é a arte de deixar sair de si, da sua alma, algo que vai tocar na alma do outro.

Muitas vezes fui convidado a dar palestras por aí, vejam bem, dar palestras. Que ousadia a minha. E numa dessas para professores que mais já falei na minha vida, cheguei mais cedo e fiquei por ali no meio do povo.

A coordenadora do evento se aproximou e uma professora amiga dela estava próxima e ela me apresentou dizendo, este é o palestrante. E ela, fez uma checagem como se checa um código de barra. E acrescentou: ah, é você? Fui para a mesa de debate, tudo preparado para falar da ação transformadora em Paulo Freire e outros. Mas, aquele é você, não me deixou em paz.

E resolvi retomar a filosofia de Platão, o admirar-se. Estamos viciados em não gostar das pessoas, estamos viciados em falar mal das pessoas, estamos viciados em não querer o bem do outro.

As nossas virtudes, nossos valores estão sendo encobertos por um vício como erva daninha. Não conseguimos dar um passo adiante e elogiar, acrescentar e acima de tudo amar.

Olhar para as pessoas com olhos de amor. E muitas vezes, nos sentimos bem porque estamos cegos por este vício que nos faz olhar para nós mesmos.

O que nos faz vencer o vício é a capacidade de nos transformar a cada dia. Fazer da vida uma constante admiração.

Ser no mundo e fazer a diferença. Superar o mesquinho, o fútil e o vício. Construir vida plena.

Por




Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Diocese de Araçuaí, tem um novo bispo

Imagem internet  Na  alegria e na esperança!           Na manhã do   penúltimo dia, do mês de maio/2024, fomos surpreendidos com a notícia...