quinta-feira, 6 de maio de 2021

DIÁRIO DE LEITURA - EXPERIMENTA com ELZA SOALHEIRO

 





Em 2002, ganhei de presente um livro de Elza Soalheiro. Na ocasião, era uma mocinha apaixonada por literatura e desde o FESTIVALE de 1988 em Itinga, apaixonada pela cultura popular do Vale.

Em 2003, meus amigos Jô Pinto e Ulisses Mendes me levaram para o FESTIVALE de Medina, onde retomei o contato com a magia da Noite Literária, me encantei com as poesias de Beth Guedes e Jota Neris, e onde reconheci Elza Soalheiro vendendo seus livros na praça do evento.

Se o FESTIVALE e a literatura reforçavam suas marcas na minha alma, aquelas mulheres endossavam o que de mais valioso a cultura me deu: pertencimento.

Naquele dia eu me vi numa literatura próxima e possível e a possiblidade se tornou um caminho.

Convido vocês a conhecerem um pouco dessa mulher maravilhosa, que tenho com tanta estima.

 


Um poema de repente:

O vento quer falar comigo...

Será um recado de lá...?

O vento fala alto, grita...

E eu não sei se escuto

Estou de duplo luto!

O vento é natureza

A voz é de Deus...

Luto é dor

E também saudade...

Do meu amor!

Saudade que invade

O coração filial

Outro amor de verdade

O vento quer ouvir

Resposta para três amores

Leve vento natureza

Que a saudade é dureza

Amor vem, Amor vai

Onde se ama, não se cai

Amor de afeto, de mãe e pai!!!

 

Quem é Elza?

Elza Soalheiro, Escritora, nasceu em Virginópolis, Vale do Rio Doce, Minas Gerais, em 15 de junho de 1960. Mudou para Belo Horizonte, ao lado da família, no ano de 1974. Cursou Estatística na UFMG e tornou-se Mestre em Economia, pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, em 1990. Conheceu o Poeta e Músico Popular Si Amaral, em janeiro de 1996, ao lançar o primeiro livro, " anel libertador", quando começou uma história de amor e trabalho-união de música e literatura popular. Neste intervalo, lançaram duas fitas K7 de Si Amaral, um CD instrumental e o livro de poesias Violar também de sua autoria, os livros EMOÇÕES DE UM PRIMEIRO LIVRO e Em Nome da Paz, dois números da Coleção Abraço Cultural e, recentemente o último trabalho PRIMEIRO LIVRO e Em Nome da Paz, dois números da Coleção Abraço Cultural e, recentemente, o último trabalho cultural do casal, o livro O AUTODIDATA de autoria de Coraci Fernandes Soalheiro, uma produção em que a Escritora tornou-se Organizadora do livro, com significativa participação de Si Amaral, inclusive na produção da capa, sendo seu último trabalho poético- musical dedicado ao Autor - a poesia O CORAÇÃO DE CORACI (fonte: http://espacolivre-jopinto.blogspot.com/2020/11/narrativas-do-festivale-elza-soalheiro.html).

 

 

Elza Soalheiro na rede

https://www.facebook.com/profile.php?id=100010029489065


Por



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Diocese de Araçuaí, tem um novo bispo

Imagem internet  Na  alegria e na esperança!           Na manhã do   penúltimo dia, do mês de maio/2024, fomos surpreendidos com a notícia...