quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

DIÁRIO DE LEITURA - Lançamento do " Daqui do Chão em que Piso livro" de Diêgo Alves

 



A apreciação de leitura desta semana será da obra recém- lançada do escritor e ator Diêgo Alves em- “Daqui do chão em que piso”- ele que é um artista popular das terras ensolaradas do Velho Calhau (Araçuaí), rincão profundo do Vale do Jequitinhonha, Ser(tão) mineiro. Ator formado pelo TU - Teatro Universitário da UFMG, Gestor Ambiental pelo IFNMG e membro do Centro de Cultura Memorial do Vale. 

Com a publicação do seu livro “Dás Águas de um rio Mulher e outras histórias”, criou a Oficina Escrita Criativa, e nela, aborda o processo de criação dos seus contos e propõe a escrita coletiva de textos literários. Amante da Palavra e do seu potencial expressivo entrelaçou-se em seus encantamentos, iniciando seus estudos em Letras.


  Falando um pouquinho da sua caminhada (que está bem no início) no Universo Literário. Ele é ator de formação e desde 1997 tem um trabalho ativo com o fazer artístico e cultural. Mas em 2020, em virtude da pandemia da Covid-19, esse trabalho foi interrompido, entretanto, a necessidade de expressão continuava pulsando e de repente se viu, sem nenhuma pretensão, escrevendo poeminhas de “bem-querer e querer bem”, para os nomes que sua alma se intuía, e publicava nas suas páginas do Instagram e no Facebook. 

Uma professora que teve na formação superior, acompanhando as publicações, falou de um edital para uma antologia poética. Resolveu concorrer e teve dois poemas selecionados.

Num outro edital, agora para contos, foi atraído pelo nome da antologia Vozes da Margem, Vozes na Margem: narrativas fora de centro, e também sem pretensão alguma, lá estava ele escrevendo contos. 

A Editora Alpheratz gostou da sua escrita e generosamente convidou-o para escrever outros contos, a partir deste convite, em 2021, pôde escrever o livro “Das águas de um rio Mulher e outras histórias” e agora em 2022 a obra “Daqui do chão em que piso” publicações da Editora Alpheratz.

Sua escrita é muito inspirada na prosa poética de João Guimarães Rosa e Bartolomeu Campos de Queirós e nas escrevivências de Conceição Evaristo. Mas o diferencial do seu trabalho está em falar e dar protagonismo às diversas Mulheres que constroem e fazem a história do Vale do Jequitinhonha. 

Nas suas palavras, a inspiração para sua minha escrita é sem nenhuma dúvida, o exemplo de força, dignidade e resistência que essas Mulheres trazem em si, e a despeito de quaisquer adversidades, elas seguem firmes, alegres e pela luta e labuta, se fazem mulheres de uma beleza bruta e real.

Com essa habilidade tocante o autor nos convida fazer um passeio através da vida das mulheres do Vale, trazendo esperanças no amanhã de cada coração humano.


https://www.alpheratz.com.br/lancamento-daqui-do-chao-em-que-piso/





Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Vale do Jequitinhonha de luto, Morre George Abner, um dos fundadores do Jornal Geraes.

  George Abner de Figueiredo Souza, natural do município de Pedra Azul, no Baixo Jequitinhonha. Agente Cultual, filosofo, fotografo, Jorna...