quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

OPINIÃO DO BLOG - Crônica. Pele escura, por Otacilio Mendes

 



Crônica. Pele escura

Otacilio Mendes – Itinga/MG

 

Que raiva de ser preto. Era essa a ideia que tinha quando ainda adolescente tentava compreender o mundo.  Eu não era otacilio, era aquele negrinho do alto do cruzeiro. Não conseguiam me ver como um ser normal e com nome. E ainda brincavam com isso, que eu achava que era um elogio, o negrinho do pastoreio. No fundo eu ficava feliz por se tratar de um grande personagem da literatura, porém, não imaginava o grau de racismo proferido naquele elogio. Não entendia o riso no final da frase dita. Quando me despertei para a razão, deixei de ser besta, como diz o nosso povo, percebi o quão discriminado eu era numa sociedade de negros. Já ouvi de mães de negros, a expressão aquele negro para se referir a mim.  O racismo estrutural tem os pilares profundos e como eu na minha inocência, tem milhões sendo elogiados no trabalho, na sociedade, na igreja, nas escolas e em cada pedaço de chão que possam estar os negros. Hoje sei que minha voz é forte o bastante como qualquer outra voz para gritar: chega! Vamos viver a harmonia da humanidade onde o amor e a fraternidade andam juntas. Chega de alimentar esta estrutura podre que faz sofrer no íntimo aqueles que já sofreram na história. Ser negro é uma ligação direta com os trabalhos menos remunerados. Fui numa palestra e como atrasou um pouco fiquei no meio da plateia de professores e acabei me identificando para um professora e ela imediatamente quis que a colega conhecesse o professor Otacilio. E a colega passou um raio laiser de código de barras em todas a extensão do meu corpo e disse: ah, é você o palestrante? Eu percebi que o detector dela era racista e resolvi contar a minha história de vida naquela palestra. No final ela me pediu desculpas com outro ato de racismo. "Menino" como você fala bem. O orgulho é tanto em poder ter a pele escura, de ter visto o Brasil surgir com a colaboração de tantos braços pretos e do suor da pele escura no processo de construção. Hoje sei que a minha negritude agrada muito mais que desagrada, sei que o negro tímido e discriminado, cresceu e se encheu da mais profunda razão e se revestiu de fé. Percebi a importância de olhar para tudo com um olhar racional, capaz de ajudar o racista a entender o mundo. Calar, nunca mais. Que raiva que tenho quando vejo negros calados.

5 comentários:

  1. Parabéns pela perseverança, resiliência e resistência. Nada é tão nosso quanto nossos sonhos. Você é sem dúvidas um modelo de ser humano a ser seguido, um exemplo de humildade, um poço de bondade! Obrigado por ser meu conterrâneo Otacílio!

    ResponderExcluir
  2. Que orgulho do senhor.não e só porquê e meu tio, mas sim pelo ser humano maravilhoso
    que o senhor é..humilde inteligente bjs tio Otacílio mendes.. 🌻💜😘

    ResponderExcluir
  3. "Nada na vida é por acaso,sempre há um porquê". Parabéns por esse ser tão lindo de alma bondosa.Gratidâo pela sua amizade.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Otacílio! ótima reflexão.

    ResponderExcluir

GIRO PELO VALE - Diocese de Araçuaí, tem um novo bispo

Imagem internet  Na  alegria e na esperança!           Na manhã do   penúltimo dia, do mês de maio/2024, fomos surpreendidos com a notícia...