segunda-feira, 13 de agosto de 2018

MEMÓRIA CULTURAL -Imagens Sacras de Berilo restauradas

Foto:  pagina facebook Alê

             Há dois anos atrás a Paróquia Nossa Senhora da Conceição da cidade de Berilo solicitou a FAOP – Fundação de Artes de Ouro Preto a intervenção  para o restauro das Imagens de Nossa Senhora da Conceição, Santa Efigênia e Santo Antonio. O Conselho Municipal de Patrimônio Cultural deliberou e aprovou o restauro das mesmas, a prefeitura contratou um especialista em restauro de imagens barrocas e na FAOP foi feita toda restauração das imagens.
             As imagens são datadas do século XVIII, sendo que a imagem de Nossa Senhora da Conceição chegou em 1729, data em que foi criada a Paróquia no Arraial de Água Suja, hoje Berilo, já as Imagens de Santa Efigênia e Santo Antonio, pertenciam a antiga Igreja de Nossa Senhora do Rosário, demolida na década de 1980
               Varias são as imagens sacras no vale do Jequitinhonha que precisam de restauro, poucas são as políticas publicas para a preservação destes bens que ajudam a contar nossa História, a iniciativa de Berilo com todas as parcerias é louvável, porem o município ainda tem mais de 18 imagens sacras esperando a oportunidade e recursos para serem preservadas as gerações futuras.
             Acredito que é necessário se pensar uma política especifica  para a preservação do Patrimônio material no Brasil, temos a consciência que a política de ICMS Cultural adotada em Minas Gerais, proporcionou alguns resultados, mas ainda são poucos diante das demandas históricas do estado, principalmente no Vale do Jequitinhonha.
          Que a população de Berilo e de todos que admiram a história possam visitar e conhecer um pouco mais das histórias dessas imagens: Nossa Senhora da Conceição, Santa Efigenia e Santo Antonio, agora restauradas e preservadas para serem admiradas por todos nós.

Foi um dia de muita emoção pra mim. Ir até Ouro preto para receber as Imagens sacras que foram restauradas pela FAOP. Nossa Senhora da Conceição na minha infância fui consagrado a ela em um momento muito delicado. Santo Antonio,o qual minha comunidade tem forte devoção. E Santa Efigenia. Sou congadeiro e veja sua figura como um marco da historia negra.

Alê do Rosário
Congadeiro e Diretor do Departamento Municipal de Cultura de Berilo

Por

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Caraí e o Vale de luto

Foto: UFMG É com muito pesar que comunicamos a passagem espiritual da artesã de Caraí, Dona Noemisa, uma baluarte do artesanato do Vale do...