segunda-feira, 21 de setembro de 2015

MEMÓRIA CULTURAL - A Gameleira

Pé de Gameleira, foto Ilustrativa - Internet
                                                                            Quem nunca ao passar pela estrada de chão indo de Itinga ao sentido, Água Fria, Itinguinha, Corrente, Ponte do Pasmado e outras tantas comunidades, não parava por alguns minutos para deliciar a sua sombra, esperando recuperar as energias para seguir a viagem?,quem nunca sentou-se em sua raízes para tomar um pouco da garapa buscada do alambique? quem nunca deixou o feixe de lenha encostando em seu tronco enquanto se  descansava?  quem nunca chupou uma manga debaixo de copa dela? quem nunca apeou o cavalo para descansar, o homem e o animal,? quem nunca em cima de seus galhos observou o Rio Jequitinhonha?  É tudo no passado, a grande gameleira nessa estrada era mais que uma árvore no meio do caminho, era uma parada obrigatória no meio do caminho, um lugar para descanso, uma diversão para a criançada, um lugarzinho de sombra fresca, criada pelo pai para aliviar um pouco a caminhada de quem ali passava.
            Pois é hoje dia da árvore, me veio a lembrança de nossa gameleira, um simbolo de Itinga, no qual hoje é apenas memória, porque memória? porque a raça humana ainda acredita que destruir é o caminho do progresso, e a nossa gameleira foi queimada e derrubada ficando apenas as lembranças dos meus dias de criança, que junto com outras crianças se davam as mãos para em uma inocência infantil dar uma abraço apertado na grande GAMELEIRA.


Por

2 comentários:

  1. Meu primeiro passeio, sem minha família, foi à gameleira. Era domingo, saímos cedinho com as catequistas. A minha era a saudosa Marlete.Tempo de Padre Eutímio. Nesse dia jogamos queimada, brincamos de roda e na hora de matar a fome, foi só pegar o lanche que tínhamos guardado no próprio tronco da gameleira. Saudades desse tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tempo bom em Márcia Dutra, saudades muitas deste tempo....

      Excluir

O sonho do Instituto Federal Quilombola

    Arte: Jashad Macbee Depois de meses de lutas, expectativas, articulações e medos, no coração da renovação educativa e cultural do Br...