quarta-feira, 10 de abril de 2024

GIRO PELO VALE - Caraí e o Vale de luto

Foto: UFMG

É com muito pesar que comunicamos a passagem espiritual da artesã de Caraí, Dona Noemisa, uma baluarte do artesanato do Vale do Jequitinhonha. 

Noemisa Batista dos Santos nasceu em 1947 em Ribeirão do Capivara, Município de Caraí, Minas Gerais. Filha de um lavrador e de uma respeitada ceramista, Joana Gomes dos Santos, Noemisa aprendeu sua arte com a mãe, quando tinha apenas sete anos. Apesar de sua mãe trabalhar com cerâmica utilitária, Noemisa nunca gostou de fazer panelas, potes ou jarras; desde muito pequena gostava de criar pequenos animais de barro para suas brincadeiras. Noemisa se tornou um dos mais requisitados nomes da arte figurativa do Vale do Jequitinhonha; ainda na década de 70 seu trabalho já era exposto no Brasil e no exterior e fazia parte do acervo de museus e de importantes coleções particulares.

Em 2009, na cidade de Grão Mogol/MG, a feira de Artesanato levou seu nome, ma forma de agradecimento por contribuir com a preservação da cultura popular do Vale do Jequitinhonha, através de seu artesanato.

Gratidão...vá na luz!

Texto do adptado do site Arte Popular.





 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Caraí e o Vale de luto

Foto: UFMG É com muito pesar que comunicamos a passagem espiritual da artesã de Caraí, Dona Noemisa, uma baluarte do artesanato do Vale do...