sábado, 18 de setembro de 2021

EscreVIVENDO – convida Hérica Silva

 


Na semana passada, conhecemos diversas lutadoras negras, por meio de uma resenha do livro “Heroínas Negras Brasileiras: em 15 cordéis”, de Jarid Arraes, o livro do mês do clube Leia Mulheres Araçuaí, do qual faço parte.

Como afirmei nesta resenha, a referida autora destaca a importância de estimular os/as seus leitores/as a fazerem cordel e, por isso, no fim deste seu livro, propôs que, quem a lê, escreva um também. Isto surtiu um lindo efeito no nosso clube, que agora apresento para vocês: Um cordel de Herica Silva, uma das coordenadoras do Leia Mulheres Araçuaí e uma grande escritora.

 

Marias Negras

( Hérica Silva)

Escrever um cordel,

É desafio sem fim.

São muitas as mulheres negras,

Importantes para mim.

Em alguns detalhes,

Vou começando assim.

 

Marlene Vieira,

Minha mãe querida,

Vou começar por ela,

Por quem mim deu a vida.

Mulher tão grande batalhadora,

Que sempre esteve na lida.

 

De mãos calejadas,

E nos pés as marcas do chão.

Desde a sua infância,

Lutando ao lado do sertão.

Cheia de vida, carregando sorrisos,

Disfarça a dor de seu coração.

 

Vieira de papai, Silva de sua mãe.

Tão jovem já começou a sofrer,

Nas batalhas do dia a dia,

Para ter o que comer.

Sua negritude não escondia,

E nós foi herdado a sua vontade de viver.

 

Maria Gomes, minha avó.

É outra história que quero lhe contar.

Mulher rude e sempre centrada,

Era a sua forma de lidar.

Lidar com a vida sofrida,

E com as marcas que teve de carregar.

 

A vó minha era um tanto embravecida,

Com ela pouca conversa tinha.

Nas suas lembranças as marcas da escravidão,

Seu passado que lembrava sozinha.

Nas cercas de pedras e nas valas,

Chorava a vó minha.

 

Quatorze filhos deu a luz,

Quatro deles ela teve de enterrar.

Na rugosidade de sua pele,

Ela partiu pra não mais voltar.

Maria rígida como seu passado,

Mas que nunca deixou de caminhar.

 

Maria Aparecida,

O sobrenome não vou saber.

Lembro dela vagamente,

Mas jamais iria mim esquecer.

Meu primeiro contato com a história,

Com ela fui aprender.

 

Era tudo de uma forma divertida,

As mulheres eram as donas da história.

Cida por nós conhecida,

Trazia relatos que não estavam na memória.

Enquanto ensinava fez a sina,

Das mulheres negras a nossa gloria.

 

Julia Gomes,

Um preta de muita luta.

Carrega toda sua ancestralidade,

No dia a dia da nossa labuta.

Foi quem me inspirou,

A entrar nesta disputa

E jamais abaixar a cabeça pra quem me julga puta.

 

Cristina e Sejana,

Mulheres de muita paz.

Elas deixam seu legado,

Em cada movimento que se faz.

Elas deixaram portas abertas,

E ladrilham caminhos para futuros reais.

 

Herena e Thaísa,

Reforçam os movimentos da sociedade.

Me estenderam a mão pelo caminho, 

Na busca pela nossa liberdade,

Uma nova era de valorização,

E luta pela igualdade.

 

Marilete e Cleide,

Colegas de faculdade.

Na escola nos conhecemos,

E vamos reinando para toda eternidade.

Com os mesmos ideais,

Seguimos na luta por uma nova realidade.

 

Por fim deixo um verso para ela,

Conceição Evaristo, das palavras de salvação.

São muitas as heroínas,

Quem trago no coração.

E com Conceição vou remando,

Alimentando os sonhos da minha geração.

 

Muito tinha para falar,

Neste singelo cordel.

Foi um pouco desafiador,

Falar das minhas pretas em um verso de papel.

O que eu queria mesmo, era ser como Jarid,

Para eternizar estas heroínas, além do nosso céu.

 

Herica Silva é natural de Araçuaí-MG, tem 21 anos e cursa a graduação de Engenharia Agrícola e Ambiental no IFNMG/Campus Araçuaí. Ela escreve romances, contos, poemas, etc. Ler sempre foi o seu refúgio, e ler mulheres vem sendo a sua libertação enquanto mulher e escritora. Autora do livro “Cartas para a Lua”, disponível em:

https://www.amazon.com.br/Cartas-para-H%C3%A9rica-Silva-Oliveira-ebook/dp/B08LC1FNNQ

Agenda












Colunista 



6 comentários:

  1. Lindo! Amei o cordel! Viva as escritoras Hérica e Thaísa.

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo seu cordel,maravilhosas palavras lindas lembranças de longas fases
    Das vidas q já se foram e vidas q estão no nosso dia a dia como sua família....

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Hérica! Vida longa ao Leia Mulheres Araçuaí!!! 🤎🤎🤎

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostaram! Vivaaa Herica Silva!

    ResponderExcluir

GIRO PELO VALE - Diocese de Araçuaí, tem um novo bispo

Imagem internet  Na  alegria e na esperança!           Na manhã do   penúltimo dia, do mês de maio/2024, fomos surpreendidos com a notícia...