sexta-feira, 24 de julho de 2020

PARABÉNS FESTIVALE !



Há exatos 40 anos, no dia 25 de Julho de 1980 na cidade de Itaobim começava a primeira edição do FESTIVALE.
E este se tornou um dos mais importantes Festivais de Cultura Popular de todo país e sem duvidas e a maior celebração do povo do Jequitinhonha.
Nosso blog tem muito orgulho de estar completando 10 anos e coincidentemente prestar uma justa homenagem a este evento e a todos que direto ou indiretamente ajudaram a fortalecer suas bases para que hoje ele chegasse aos seus  40 anos de existência e 36 edições realizadas.
E se você se pergunta, porque foi criado o FESTIVALE? Eis sua resposta!

PORQUE PROMOVEMOS O FESTIVAL?
    Apesar de tão pobres economicamente, todos sabem o quanto é rico em cultura popular o Vale do Jequitinhonha. Baseada no dia a dia de seu povo, na fé religiosa, em historias que suplantam o tempo e entraram para o folclore, na assimilação e adaptação de outras culturas que vieram com retirantes nordeste brasileiro e aqui ficaram, a cultura popular do Vale é um patrimônio que precisa, e deve, ser conservada.
    Paralela a essa cultura está o grito daquele que começa a acordar e lutar contra as injustiças sociais que predominam no vale, e que o colocam em forma musical todo o seu anseio por melhores condições de vida.
     Porém, faltam oportunidades; ao folclore, para mostrar suas festas, suas raízes; ao artesão, locais condignos para mostrar seu trabalho; ao cantador, pra cantar a terra, o sol, o rio, o amor e a gente do lugar, já que a cultura importada começa a predominar no vale. Daí, o porque do “FESTIVALE”.
   Assim, como todas as outras promoções culturais do Geraes (Concurso de Contos e Poesias, show “procurados”, show “acorda Jequitinhonha”), o” FESTIVALE” busca, além da integração entre cidades e o maior relacionamento entre aqueles que fazem da arte sua vida, mostrar raízes e a verdadeira cultura do Vale do Jequitinhonha.
    O “FESTIVALE” não é apenas um concurso de prêmios. É um esforço maior no sentido de manter viva a luta pela preservação da cultura e por melhores condições de vida. E esta luta deve ser de todos, por isso, participe. O “FESTIVALE” é seu.

Jornal Geraes, Julho de 1980.


Parabéns!
Festival da Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha – FESTIVALE
Continue a encantar gerações e gerações neste VALE que tem VIDA, VERDE, VERSOS  e VIOLA

Gratidão! Jô Pinto, madrugada do inverno de 25 de Julho de 2020 na minha querida Itinga.


4 comentários:

GIRO PELO VALE - Vale do Jequitinhonha de luto, Morre George Abner, um dos fundadores do Jornal Geraes.

  George Abner de Figueiredo Souza, natural do município de Pedra Azul, no Baixo Jequitinhonha. Agente Cultual, filosofo, fotografo, Jorna...