quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

GIRO PELO VALE - Cultura de Itinga de luto - Morre o Artesão Seu Juarez


Esse dia 07 de Fevereiro de 2019, vem carregado de tristeza, a cultura e a cidade de Itinga, perdeu um dos seus grandes: Juarez Pereira Marques, mas conhecido como " Seu Juarez"  o grande artista do entalhamento. autodidata aprendeu desde moço a entalhar na madeira replicas perfeitas de carros e maquinas pesadas, alem de outras esculturas. suas peças ricas em detalhes fazia parecer um automóvel real em tamanho pequeno, participou de feiras de artesanato levando e elevando o nome de Itinga a outros quadrantes,. ensinou seu oficio a seus filhos que tambem são grandes artistas, mesmo que não dediquem a este oficio.
Fica para nós o legado do homem, do artista, pai, esposo e um cidadão impar, que contribui para o engrandecimento da cultura de Itinga, através de sua arte. e esta continuará viva é pode ser vista no Memorial que sua família criou para homenageá-lo  ainda em vida, se encontra no Distrito de Taquaral de Minas em Itinga/MG.


"meu artista, Dono da coragem e da força, virtudes de um verdadeiro homem; Um homem que sabe compreender os passos da vida e a maneira certa de ensinar o que é viver. Seu Juarez, que sua coragem e força se tornam cada vez mais imensas. Pai, uma palavra pequena mas que quando dita se transforma em uma infinidade de valores...

Maristela Marques - ( Filha de Seu Juarez)



Rogo a Nossa Senhora do Rosário que receba meu amigo e o conduza aos braços do Pai e que conforte a família neste momento de suma tristeza.


5 comentários:

  1. MEU CARÍSSIMO AMIGO JÔ, QUE MARAVILHA PODER ESTAR COMPARTILHADO CONOSCO ATRAVÉS DESSES MEIOS DE COMUNICAÇÃO, O MUITO QUE VOCÊ TRAZ DE BAGAGEM CULTURAL SOBRE CULTURA E ARTE DE UMA MANEIRA EM GERAL, MAS PRINCIPALMENTE SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL DO NOSSO VALE AO QUAL, VOCÊ É UM GRANDE AGENTE DE DISSEMINAÇÃO PARA NÓS A DISTÂNCIA. TENHO MUITO ORGULHO E GRATIDÃO EM SER SEU AMIGO E IRMÃO CULTURAL. GRANDE ABRAÇO E PARABÉNS PELA SUA EXCELENTE COMUNICAÇÃO COM O MUNDO VIRTUAL. ROMANÍ FERREIRA OU PALHAÇO PINCEL OU CAIPIRA ZÉ DO BREJO OU PAIAÇO PAMONHA OU PALHAÇO NI CO LA US OU AINDA CHAPLIN.
    OBS: Meus sentimentos pela morte de Seu Juarez! Que Deus o receba com alegria em sua glõria e ao chegar lã, possa apresentar a Deus ou aos anjos a Beleza de sua ARTE terrena.

    ResponderExcluir
  2. Grande artesão grande artista e grande ser humano hoje o céu está em festa.

    ResponderExcluir
  3. que Jesus O Receba e o Leva Para o Pai Pois ele preparou o Lugar foi a sua promessa Deus Receba este Heroi Grande Homen e bom em sua Presençia Meu Pai Amado <3 <3

    ResponderExcluir
  4. O Vale do Jequitinhonha, nesta quinta feira ,sofreu uma grande desfalque na área cultural. Sempre que estava no Vale, precisamente em Taquaral, não deixa de passar na casa do Juarez, para termos "um dedo de prosa". Deus vai dar conforto a sua esposa Lurdes, Jorge e as meninas. Meus sinceros sentimentos a todos da família .

    ResponderExcluir
  5. Meus sentimentos a todos da família.
    Seu amigo de infânci,Hildebrando Fulgêncio Filho (Bando)

    ResponderExcluir

GIRO PELO VALE - Caraí e o Vale de luto

Foto: UFMG É com muito pesar que comunicamos a passagem espiritual da artesã de Caraí, Dona Noemisa, uma baluarte do artesanato do Vale do...