segunda-feira, 5 de outubro de 2015

MEMÓRIA CULTURAL - MENINO JESUS


Na cidade de Itinga, há uma comunidade denominada de Água Fria, lugarejo antigo deste município em que guarda ainda a Casa de Máquinas, espécie de  usina ou pequena hidrelétrica , capaz de oferecer energia para a cidade até certo período, pois perdeu sua utilidade com a chegada da luz elétrica, esta foi a segunda usina a funcionar no Vale do Jequitinhonha.
Conta o povo que a entrada das bandeiras e bandeirantes, cujo costumes de Portugal, era de carregar seu  santo de devoção  em suas bagagens, pois quando instalavam-se, tratavam logo de  criar nomenclaturas , ofertando assim nomes para muitas localidades.

Encontramos uma imagem do Menino Jesus de Praga, numa capelinha que dá origem ao seu padroeiro, a mesma apresenta-se em sua composição em madeira, uma bela  reliquia, , a imagem requer um trabalho de conservação e preservação, e esta encontra-se  guardada com segurança.


POR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Caraí e o Vale de luto

Foto: UFMG É com muito pesar que comunicamos a passagem espiritual da artesã de Caraí, Dona Noemisa, uma baluarte do artesanato do Vale do...