segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

MEMÓRIA CULTURAL - A tradição dos Mascarados

Mascaras confeccionadas artesanalmente, usadas pelos mascarados da cidade de Itinga - Foto Jô Pinto
                        Os mascarados fazem parte da comemoração do carnaval em qualquer parte do planeta onde a festa acontece. Na região do Vale do Jequitinhonha esta tradição também é mantida ou  melhor nem tanto assim, os mascarados já não são tão expressivos assim nos carnavais da região, no  carnaval da cidade de  Itinga estes sempre fizeram parte, eles saem em grupos fantasiados geralmente com máscaras artesanais confeccionados com papel e grudi (Uma cola feita de goma e água), e para confeccioná-las usa-se uma forma feita de argila, porem muitos se fantasiam com mascaras industriais,  a também os que se fantasiam de peneiras geralmente composto por mulheres.     

                    Tradicionalmente os mascarados começavam a sair  um mês antes do carnaval e são chamados de” temporões”, tradição esta pouco vista nos dias atuais,  eles fazem a alegria e choro de muitas crianças e adultos, os mascarados sempre foram a parte lúdica do brincar o carnaval onde a mascaras dá a liberdade de brincar a festa sem a vergonha de extravasar a alegria de uma maneira tão inocente. sem os mascarados o carnaval de Itinga e de outras cidades perderia a graça. Porem esta magia corre sérios riscos de ser extinta, tendo em vista a inocência do brincar tomou novos rumos. E o tradicional já não encanta mais uma parcela da sociedade que anda alheia a sua própria identidade.

         Por 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Caraí e o Vale de luto

Foto: UFMG É com muito pesar que comunicamos a passagem espiritual da artesã de Caraí, Dona Noemisa, uma baluarte do artesanato do Vale do...