segunda-feira, 21 de julho de 2014

Memoria Cultural - Menino Deus

MENINO DEUS
Menino Jesus -  bem inventariado,

pertencente a uma família de Itaobim/MG
Menino Jesus  em madeira entalhada, com pintura em policromia , do século XVIII, medindo apenas 30 cm de altura, de propriedade particular ,  herança de família que vêm sendo repassada entre gerações numa família , na cidade de Itaobim  pela sua atual guardiã.
A representação da figura de Jesus ainda criança surgiram a partir das primeiras cenas da natividade, do século IV(325 d.c), continua sendo propagado como um dos símbolos mais importantes da doutrina Cristã.
Ao longo dos tempos o gosto popular ou a caracterização de regiões, a imagem foi ganhando elementos ou materiais como roupas  e diferentes tecidos ou bordados.
No século XX percebeu-se o declínio por sua devoção, justificada pela vida moderna que mudou a concepção do papel feminino ou devido às mudanças de significado do Natal , o qual  viu-se o declínio da construção e importância dos presépios nos lares brasileiros, o padrão de vida consumista tem  causado tal declínio, mas no Vale do Jequitinhonha ainda é possível encontrar a devoção pelo Menino Deus ainda em evidência.


Por: Angela Freire, Professora, Turismologa e Produtora Cultural


Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto Ângela. Eu conheço a guardiã da imagem, pessoa muito devota. Abraços.

    ResponderExcluir

GIRO PELO VALE - Vale do Jequitinhonha de luto, Morre George Abner, um dos fundadores do Jornal Geraes.

  George Abner de Figueiredo Souza, natural do município de Pedra Azul, no Baixo Jequitinhonha. Agente Cultual, filosofo, fotografo, Jorna...