sábado, 14 de setembro de 2013

Memória Cultural - Capoeria

CAPOEIRA
2º Batizado de Capoeira em Itinga, Realizado pela AMAI
Foto: Sarlete Gonçalves
Iniciada no século XVI, quando o Brasil era colônia de Portugal, quando os negros chegaram ao nosso país perceberam a necessidade de formas de proteção contra violência e repressão devido as violências sofridos pelos senhores de engenho.
Proibidos de praticar qualquer tipo de luta, os escravos adaptaram a luta por movimentos de danças africanas, de  modo  que conseguiram manter-se na resistência cultural .
Até 1930 a prática da capoeira era proibida no Brasil, pois a considerava como violência e subversiva, até que certa ocasião um capoerista, mestre Bimba, tomou a atitude de apresentar-se ao Presidente da época, Getúlio Vargas, este gostando tanto que instituiu a prática como esporte nacional brasileiro.
Apesar de não haver certa  referência quanto aos motivos da data de 03 de Agosto, que homenageia o Capoerista, importa mesmo que o ofício dos mestres de capoeira hoje é reconhecido, através do registro pelo IPHAN, como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, no livro de registro dos saberes e ainda como formação da identidade cultural, pelo Estatuto da Igualdade Racial, em 2010.


AXÉ!

Ângela Gomes Freire, Professora, Turismóloga e Produtora Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Caraí e o Vale de luto

Foto: UFMG É com muito pesar que comunicamos a passagem espiritual da artesã de Caraí, Dona Noemisa, uma baluarte do artesanato do Vale do...