quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Festa de Setembro de Itinga - Tributo a Nossa Senhora D´ajuda

                                                                                                                                                           
Foto: Otacílio Mendez
Grande parte das devoções surgidas no século XVI em Portugal, principalmente em homenagem a Nossa Senhora, chegaram às colônias com as expedições marítimas, No caso de Nossa Senhora da Ajuda, o título tem a ver principalmente com o momento da morte de Cristo na cruz. Enquanto ele oferecia sua vida pelos homens, Nossa Senhora colocava-se como “da ajuda” e intercessora dos pecadores.Sua história começa na Bahia, mais precisamente no Arraial da Ajuda, em 1549 com a chegada de Tomé de Souza, governador-geral do Brasil, e dos cincos primeiros jesuítas, entre eles o padre Manuel da Nóbrega, que desembarcaram das naus Conceição, Salvador e Ajuda, cujos nomes deram mais tarde origem a cidades e igrejas no estado Baiano. Soldados e marinheiros tinham o costume de invocar Nossa Senhora da Ajuda na ermida da praia do Restelo, em Lisboa, antes de embarcar, onde sua imagem havia sido encontrada milagrosamente. Várias naus lusas foram colocadas sob sua proteção. Ao ancorar na Costa do Descobrimento, em 1549, Tomé de Souza também trazia com a frota uma delicada imagem de cerca de 30 centímetros, foi assim que, em homenagem ao navegador, os jesuítas deram início, em 1550, ao erguimento do Arraial, construindo uma pequena capela de paus, ramos e coberta de folhas de palmeira. Antes, no local, só havia um planalto, onde se plantava cana-de-açúcar. Mais de um século depois, a igreja, que chegou a abrigar a Sé da Bahia, passou por um processo de reconstrução em que foram aproveitados os altares e colunas, assim como o púlpito e o confessionário.
           Em Itinga a festa de nossa senhora D’ajuda é a nossa maior festa religiosa ela acontece no bairro Porto Alegre geralmente do 30 de agosto ao dia 08 de Setembro, não se sabe ao certo quando que aqui chegou, mas pelos relatos colhidos tal festa acontece a quase cem anos,  a  imagem da santa, presume – se que tenha sido trazido pelo senhor Jucelino Evangelista ( ou algum parente antecessor dele) em uma viagem que este fez a Bahia. Seu Jucelino construiu uma capela  para que ela pudesse ser adorada por todos, não demorou muito e os romeiros começaram a visita – lá, principalmente os que vinham da Bahia, Fato explicado porque em Porto Seguro, Ba mas precisamente no Arraial D`ajuda existe também uma imagem da mesma, com o crescimento das peregrinações dos romeiros houve a necessidade de se criar uma nova capela, sendo assim Hermelino Evangelista doou um terreno para a construção da nova capela e esta foi erguida no final década de 60, a  festa de nossa senhora D´ajuda cresceu muito e hoje se tornou uma referência das festas religiosas do município,com uma a participação de inúmeros romeiros do município e das cidades vizinhas. Na festa há á novena, terços e quermesses e também muito comercio ambulante,.

          A festa de Nossa Senhora D´ajuda de Itinga é a segunda maior festa religiosa do Vale do Jequitinhonha em louvor a Nossa Senhora, ficando atrás apenas da festa de Nossa Senhora da Lapa, padroeira do Jequitinhonha, na cidade de Virgem da Lapa.

Fonte: Livro Memórias de Itinga de Jô Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O sonho do Instituto Federal Quilombola

    Arte: Jashad Macbee Depois de meses de lutas, expectativas, articulações e medos, no coração da renovação educativa e cultural do Br...