terça-feira, 13 de novembro de 2012

Memória Cultural



Rio Jequitinhonha em Itaobim/MG - Foto: Jô Pinto



Patrimônio Natural


O patrimônio natural compreende áreas de importância preservacionista e histórica, resumindo, são ambientes naturais que  fazem recordar  quem somos, o que fazemos, de onde viemos e conseqüentemente, como seremos.
Quem não tem lembrança histórica de uma paisagem
Devo avivar  sua lembrança para algumas, que com certeza em uma delas você se enquadra: do balanço feito num galho de mangueira, da época  em que subia  no pé da mangueira para deliciar-se ao sabor de uma manga , cujo caldo escorria pela roupa, do cajueiro que após  saborear o fruto  arremessava  em quem passasse pelo perímetro, da goiabeira  que muitas vezes pouco importava se estava madura ou não, da gabiroba, agarradinha, da murta , cuja época de colher tais frutos era motivo de famílias inteiras embrenhar-se no mato em busca de tais  árvores;
Há ainda os córregos, as lagoas, os rios e ribeirões, a dureza de não ter água encanada, obrigava a gente ir para estes locais em busca de água, com latas ou potes na cabeça, duas ou mais vezes ao dia.
O engraçado disso é que tudo havia  nomes como: Lagoa de Cirilo,  Lagoa dos Cachorros, Lagoa da Gameleira, Córrego do Mateus, Poço das Três Moças, Poço das Pedrinhas.
Perder estas lembranças além de causar um dano ambiental, é uma agressão à memória  e acima de tudo, perda de qualidade de vida.


Texto: Ângela Gomes Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Caraí e o Vale de luto

Foto: UFMG É com muito pesar que comunicamos a passagem espiritual da artesã de Caraí, Dona Noemisa, uma baluarte do artesanato do Vale do...