segunda-feira, 9 de novembro de 2015

MEMÓRIA CULTURAL: PARTILEIRA, PRATILEIRA OU PARTELEIRA?



A palavra “partileira” é muito usada no vocabulário popular ao objeto inventado com a finalidade para guardar pratos, há também quem pronuncie “pratileira”, no entanto ambas expressões apesar de incorretas, sabe-se  que se refere a um objeto  com tábua(s) horizontal(is), cuja derivação ”prat-e-leira”.
Em casas de interior, principalmente em Minas Gerais, é comum em cozinhas, avistarmos o móvel de madeira, simples, feito de madeira muitas vezes sem nenhum tratamento,  envelhecida pelo tempo ou pela fumaça  do fogão à lenha, mas o que chama atenção nestas, são as vasilhas de alumínio, brilho  de arder os olhos, que nos perdemos com nossa imagem refletida , de tão bem ariada (expressão usada quanto ao brilho da vasilha).
Atualmente este móvel ganhou ares de sofisticação e requinte em ambientes rústicos, e, assinados por profissionais de decoração,  o valor é agregado e  repercute como  símbolos de raridade.

Independente da forma em que pronunciamos: Partileira, pratileira ou prateleira, você deve recordar de algo que cause saudade .

Por

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Caraí e o Vale de luto

Foto: UFMG É com muito pesar que comunicamos a passagem espiritual da artesã de Caraí, Dona Noemisa, uma baluarte do artesanato do Vale do...