domingo, 1 de abril de 2012

Centenário de nascimento de Mario Versiani Gusmão


Mario Versiani Gusmão, nasceu no dia 02 de abril de 1912, em Itinga , filho de José Gusmão e Ana Versiani Gusmão, aprendeu as primeiras lições com a mestra Izidora Trindade, estudou no colégio Sagrado Coração de Jesus em Itinga e no colégio São José em Araçuaí.

Em 1944 Mario Gusmão foi indicado pelo seu primo Precillo Gusmão então prefeito para ocupar o cargo de delegado de policia, era agro-pecuarista, de orientação católica, foi membro da conferencia São Vicente de Paulo, nesta instituição exerceu o cargo de Presidente e secretario.

Foi um grande articulador político, elegeu – se Vereador por seis mandatos consecutivos de 47 – 50, 51 – 54, 55 – 58, 59 – 62, 63 – 66, 67 – 70, um recorde até hoje não quebrado na legislatura de Itinga.

Em 1970 é escolhido por consenso ( não houve disputa política) pelos políticos locais para administrar o município de 1971 a 1972. Mario Versiani Gusmão, sempre foi um grande orador e um grande pesquisador, registrava acontecimentos de sua família e do município de Itinga.

Em 1992 participa com Luiz Inácio Lula da Silva da colocação da pedra fundamental na construção do Hospital Santa Edwirgens, sempre foi o conselheiro de muitos políticos,

Falece em 2001,deixando uma lacuna na historia política e social do município.


Texto: Livro "Memorias de Itinga" de Jô Pinto

Foto: Arquivo Prefeitura Municipal de Itinga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Caraí e o Vale de luto

Foto: UFMG É com muito pesar que comunicamos a passagem espiritual da artesã de Caraí, Dona Noemisa, uma baluarte do artesanato do Vale do...