sábado, 31 de julho de 2021

EscreVIVENDO - Clube Leia Mulheres Araçuaí-MG

 


Hoje nós vamos falar um pouco do Clube Leia Mulheres Araçuaí-MG, no médio Vale do Jequitinhonha.

Leia Mulheres é um projeto nacional, que surgiu em 2015, na cidade de São Paulo, através de Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques e está vinculado à proposta da escritora inglesa Joanna Walsh, que teve a iniciativa, simbolizada na hashtag #readwomen2014 (#leiamulheres2014).

 A proposta objetiva a leitura de mais escritoras, tendo em vista o mercado editorial ainda ser muito restrito e não possibilitar às mulheres o mesmo espaço dedicado aos homens. Os clubes são orientados pela coordenação nacional, clube de São Paulo-SP, a se reunirem uma vez por mês para discutir – de forma descontraída e não necessariamente acadêmica – algum livro de autoria feminina que deve ser lido previamente. Existem clubes em mais de 150 cidades brasileiras, tendo, também, um clube em Portugal, Alemanha e Suíça. A mediação é realizada por mulheres, mas os clubes são abertos para qualquer pessoa participar. Lê-se as obras de autoras de qualquer nacionalidade e gênero literário. Afinal, mulher escreve sobre tudo, embora os fundamentos sexistas e racistas da nossa sociedade, tenham nos ensinado que a literatura escrita por homens, sobretudo, brancos, é a universal.

Em Araçuaí, o nosso clube começou em agosto de 2019, e caminha para o seu segundo aniversário. Neste fim do segundo ano de existência, temos muito a comemorar: ganhamos uma projeção incrível no vale do Jequitinhonha, atraindo cada vez mais participantes de todas as partes do Brasil, o número de mediadoras e coordenadoras cresceu de uma forma linda, e temos procurado fortalecer a interlocução com as escritoras do Vale do Jequitinhonha e, por isso, lançamos a série Nossas Autoras, que será o tema da nossa coluna no próximo sábado.

Para participar do clube, é só acessar o nosso instagram @leiamulheresaracuai. Lá disponibilizamos o link para os encontros, que, neste período de pandemia, têm se dado de forma online.


AGENDA


Em breve mais detalhes e novidades


Por



 

5 comentários:

  1. O Leia Mulheres em Araçuaí, como muitos projetos no Jequitinhonha, tem tomado dimensões gigantescas, multifacetadas e dinâmicas. Tem se configurado inclusive como um espaço importante de enfrentamento ao machismo estrutural de uma região forjada no colonialismo e coronelismo.

    ResponderExcluir
  2. Deixo um salve a Thaísa por conduzir o projeto e representa-lo tão bem.

    ResponderExcluir
  3. Meu salve vai pra você, por trazer tanta inspiração!

    ResponderExcluir

GIRO PELO VALE - Vale do Jequitinhonha de luto, Morre George Abner, um dos fundadores do Jornal Geraes.

  George Abner de Figueiredo Souza, natural do município de Pedra Azul, no Baixo Jequitinhonha. Agente Cultual, filosofo, fotografo, Jorna...