sexta-feira, 9 de julho de 2021

CONHECENDO O JEQUI - Nas palavras do poeta

 


Essa é uma viagem pelo vale do Jequitinhonha descrita pelos títulos de 43 livros que tenho de poetas e escritores aqui na minha biblioteca.

Certa vez comecei NAVEGANDO NA COMPREENSÃO da MÁGOA DE UM LAVRADOR que guardava um ESPELHO DE BOLSO na CASA DE VERSOS onde para chegar tinha que percorrer CAMINHOS FLORIDOS, SEMEANDO ESTRELAS e abrir a PORTA para depois ouvir  os CONTOS QUE EU CONTO, por que O POETA É O CARA de ALMA CATINGUEIRA com o DEDO LAMBUZADO  de tanto dá ZUNS ZUM ZOOM, PARA CONHECER E SABER das AVENTURAS E AMARGURAS CULTURAIS por CAMINHOS DI-VERSOS com EXPRESSÕES LÍRICAS, MEU CAMINHAR possa chegar a JACINTO MEMÓRIA REVELADA em VIDAS QUE ENRIQUECERAM VIDAS com RELATOS E RABISCOS do SEGUNDO COMPARTE ou no TERCEIRO ENCONTRO DE POETAS E ESCRITORES DO VALE DO JEQUITINHONHA para conhecer A TURMA DA FELICIANA que é uma IDENTIDADE de Itinga.

O NAMORADO DA LUA diz que no ROSTO DE MÃE tem TRÊS DESTINOS onde A MULHER QUE ERA MINHA busca nas FOLIAS DE CULTURA MEMÓRIA DE PERCURSO de Rubim LIÇÕES DE AMOR para NO CARNAVAL CANDOMBE  em JEQUITINHONHA E OUTROS POEMAS realizar o TERCEIRO SARAU LITERÁRIO, e inclua a CRÔNICA DE EASTAR juntamente com A FOLIA DE REIS DOS COQUIS  que virá de RUBIM VERSO E PROSA passando pela TERRA ALMENARENSE onde o historiador descreve A GUERRA JUSTA CONTRA OS ÍNDIOS , para que ALMENARA EM CORDEL,  POEME-SE PARA AMAR e CAMINHAR por um BRASIL DO MEU IMAGINÁRIO: UTOPIA OU POSSIBILIDADE? 

Chegando ao VALE ENCANTADO E SUAS POESIAS  para desfrutar das belas artes  que só nós do Jequitinhonha temos e vivenciamos a cada dia.     

 

Pelo poeta TRABION

 


2 comentários:

MEMÓRIA CULTURAL - UM CASO DE AMOR NA ROTA BAHIA-MINAS

  Imagem: Internet   Seu maquinista! Diga lá, O que é que tem nesse lugar (...) Todo mundo é passageiro, Bota fogo seu foguista ...