sábado, 17 de setembro de 2022

EscreVIVENDO – APRESENTA: “PROJETO NOSSAS AUTORAS – 2ª EDIÇÃO”

 


Na coluna de hoje, vamos comentar sobre a participação das escritoras, presentes na 2ª edição do “Projeto Nossas Autoras” do “Leia Mulheres Araçuaí”, o clube que componho a coordenação, e do qual já comentei várias vezes, nesta coluna.

Nestes três anos de história, o clube cresceu muito. Podemos dizer que compomos a cena literária do Vale do Jequitinhonha, estando presente junto ao Movimento dos/as poetas e escritores/as desta nossa região. Desde 2020, sobretudo, com a entrada das escritoras Herena Barcelos e Hérica Silva, temos refletido sobre o potencial de escrita do nosso clube, bem como temos aberto para conhecer cada vez mais as escritoras do Vale do Jequitinhonha. Em 2021, fizemos o primeiro “ Projeto Nossas Autoras”, que já foi comentado nesta coluna (https://espacolivre-jopinto.blogspot.com/2021/08/escrevivencia-projeto-nossas-autoras-do.html?m=0). E agora, temos o prazer de apresentar os resultados da nossa segunda edição.

Desta vez, as próprias autoras se inscreveram, através de um formulário que lançamos na bio do nosso Instagram, e que também foi divulgado na rádio Jequi FM. Em nosso formulário, havia espaço para colocarem a sua cidade, identidade étnico-racial, mini biografia, foto, verso ou frase, e a imagem do livro, caso tivessem. De abril a julho deste ano, quinzenalmente, lançamos um post de divulgação da autora, em nosso instagram “@leiamulheresaracuai”. Assim, maiores detalhes vocês podem conferir em nossa página.

Vou expor o balanço geral:

Das 12 autoras participantes, 5 são da cidade de Araçuaí, e as outras 7, cada uma, de um município diferente do Vale do Jequitinhonha, sendo eles:  Virgem da Lapa, Medina, Itaobim, Itinga, Minas Novas, Almenara e Diamantina. Do total, 5 são mulheres negras, 2 são brancas, 1 é indígena, 1 é amarela, e 2 não informaram. Acho importante destacar que quase a metade é de escritoras negras. Também é necessário comentar que a maioria é de fora da nossa cidade, o que revela que o nosso clube vem tendo projeção no Vale. Além disso, do total, 3 escritoras vêm publicando em blogs e redes sociais, 4 já publicaram livros e 4 são pesquisadoras.

As autoras que participaram foram: a Bruna, dona da maravilhosa página "@surtosliterariosdabruh"; a Dannara, poetisa, atriz e também capoeirista; a Deyse, filósofa e produtora cultural; a Gizele, compositora e cantora; a Isadora, formada em Humanidades, Letras-Espanhol e em teatro; a Lauanda que é pesquisadora popular e artista; a Maragareth que ama escrever sobre a natureza, as crianças, o tempo, a vida e sobre o amor; a Tânia que tem uma grande trajetória como educadora e pesquisadora, e também é bordadeira; a Ytxaha, mestranda, pesquisadora e dos povos Pankararu e Pataxó; a Aureliane, pesquisadora e professora, e a Ana Lúcia, que é bacharelanda em Direito e poetisa marginal.

Nesta edição, também pude me incluir no projeto, trazendo os meus escritos e os meus processos de escrevivências. Foi muito bacana, rendendo lindos frutos para o clube. No ano que vem, faremos a 3ª edição. Você, escritora do nosso Vale, sinta à vontade para participar conosco.

AGENDA











Por















Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA CULTURAL - UM CASO DE AMOR NA ROTA BAHIA-MINAS

  Imagem: Internet   Seu maquinista! Diga lá, O que é que tem nesse lugar (...) Todo mundo é passageiro, Bota fogo seu foguista ...