sábado, 17 de setembro de 2022

EscreVIVENDO – APRESENTA: “PROJETO NOSSAS AUTORAS – 2ª EDIÇÃO”

 


Na coluna de hoje, vamos comentar sobre a participação das escritoras, presentes na 2ª edição do “Projeto Nossas Autoras” do “Leia Mulheres Araçuaí”, o clube que componho a coordenação, e do qual já comentei várias vezes, nesta coluna.

Nestes três anos de história, o clube cresceu muito. Podemos dizer que compomos a cena literária do Vale do Jequitinhonha, estando presente junto ao Movimento dos/as poetas e escritores/as desta nossa região. Desde 2020, sobretudo, com a entrada das escritoras Herena Barcelos e Hérica Silva, temos refletido sobre o potencial de escrita do nosso clube, bem como temos aberto para conhecer cada vez mais as escritoras do Vale do Jequitinhonha. Em 2021, fizemos o primeiro “ Projeto Nossas Autoras”, que já foi comentado nesta coluna (https://espacolivre-jopinto.blogspot.com/2021/08/escrevivencia-projeto-nossas-autoras-do.html?m=0). E agora, temos o prazer de apresentar os resultados da nossa segunda edição.

Desta vez, as próprias autoras se inscreveram, através de um formulário que lançamos na bio do nosso Instagram, e que também foi divulgado na rádio Jequi FM. Em nosso formulário, havia espaço para colocarem a sua cidade, identidade étnico-racial, mini biografia, foto, verso ou frase, e a imagem do livro, caso tivessem. De abril a julho deste ano, quinzenalmente, lançamos um post de divulgação da autora, em nosso instagram “@leiamulheresaracuai”. Assim, maiores detalhes vocês podem conferir em nossa página.

Vou expor o balanço geral:

Das 12 autoras participantes, 5 são da cidade de Araçuaí, e as outras 7, cada uma, de um município diferente do Vale do Jequitinhonha, sendo eles:  Virgem da Lapa, Medina, Itaobim, Itinga, Minas Novas, Almenara e Diamantina. Do total, 5 são mulheres negras, 2 são brancas, 1 é indígena, 1 é amarela, e 2 não informaram. Acho importante destacar que quase a metade é de escritoras negras. Também é necessário comentar que a maioria é de fora da nossa cidade, o que revela que o nosso clube vem tendo projeção no Vale. Além disso, do total, 3 escritoras vêm publicando em blogs e redes sociais, 4 já publicaram livros e 4 são pesquisadoras.

As autoras que participaram foram: a Bruna, dona da maravilhosa página "@surtosliterariosdabruh"; a Dannara, poetisa, atriz e também capoeirista; a Deyse, filósofa e produtora cultural; a Gizele, compositora e cantora; a Isadora, formada em Humanidades, Letras-Espanhol e em teatro; a Lauanda que é pesquisadora popular e artista; a Maragareth que ama escrever sobre a natureza, as crianças, o tempo, a vida e sobre o amor; a Tânia que tem uma grande trajetória como educadora e pesquisadora, e também é bordadeira; a Ytxaha, mestranda, pesquisadora e dos povos Pankararu e Pataxó; a Aureliane, pesquisadora e professora, e a Ana Lúcia, que é bacharelanda em Direito e poetisa marginal.

Nesta edição, também pude me incluir no projeto, trazendo os meus escritos e os meus processos de escrevivências. Foi muito bacana, rendendo lindos frutos para o clube. No ano que vem, faremos a 3ª edição. Você, escritora do nosso Vale, sinta à vontade para participar conosco.

AGENDA











Por















Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Vale do Jequitinhonha de luto, Morre George Abner, um dos fundadores do Jornal Geraes.

  George Abner de Figueiredo Souza, natural do município de Pedra Azul, no Baixo Jequitinhonha. Agente Cultual, filosofo, fotografo, Jorna...