Hoje a leitura fica por conta do livro O tempo do Sertão- Longa duração sertaneja- do autor Luiz Santiago; ele que é da cidade de Pedra azul, escritor, redator e também pesquisador. O trecho a seguir, ele fala um pouco sobre obra do 1º volume da coletânea.
No livro "O tempo do sertão - Longa duração sertaneja", eu reuni cinco ensaios com recortes temporais longos, de um século ou mais.
O primeiro ensaio trata das raízes culturais do vale do Jequitinhonha e serviu de prefácio em um livro de fotos de Marcelo Oliveira ("Estórias de luz", 2009).
O segundo ensaio, sobre a colonização do médio e baixo Jequitinhonha, foi publicado numa coletânea organizada pelo Polo Jequitinhonha da UFMG.
O terceiro e o quarto textos saíram em números da série "Sertão", editada pela Unimontes, e tratam do vale do Gorutuba e dos arraiais do Rosário na região mineradora.
O quinto ensaio, sobre a festa do Rosário, é um capítulo do livro q escrevi sobre Minas Novas.
Além desses cinco ensaios, "O tempo do sertão" traz também um poema, que tinha sido publicado na coletânea "Um certo Rosário", da Editora Sempre-viva, de Milho Verde, e um ensaio metodológico intitulado "A longa duração de Fernand Braudel".
A tiragem de "O tempo do sertão" é de apenas 25 exemplares numerados e assinados, que foram impressos na Câmara Municipal de Pedra Azul e encadernados por mim.
O livro faz parte da coletânea "Sertão norte-mineiro - Ensaios", com mais três volumes previstos para os próximos meses.
Por
Nenhum comentário:
Postar um comentário