quarta-feira, 31 de agosto de 2022

OPINIÃO DO BLOG - Nina Mariza: a escritora do vale do Jequitinhonha que escreve o amor

 



Nascida em Berilo, no médio Jequitinhonha, Mariza Ferreira Costa, conhecida popularmente como Nina, é formada em Letras e trabalhou como professora de língua portuguesa durante 30 anos. Atualmente aposentada, dá lugar aos seus escritos em forma de poesia e cativa quem os lê.

Dona de um sorriso contagiante, cheia de vida, não se pode pensar em Nina sem pensar no amor. Em sua obra autoral “Amar em Versos” lançado em 2020 pela Filos Editora, ela descreve como podemos exalar esse sentimento tão sublime em forma de palavras, emaranhando versos e estrofes. E ao ler sua obra pude perceber o quão a autora expressa a gratidão pela vida, pela família (principalmente os seus filhos e suas netas), seus parentes, amigos, conhecidos, e pela sua terra natal. O seu cotidiano é representado pelos sentimentos de enraizamento à essa terra querida do vale do Jequitinhonha.

Dividida em cinco capítulos, a sua obra nos traz suspiros de emoção logo no seu primeiro capítulo: “Lugares, Momentos & Versos de Ninar” e nos convida a imergir em suas mais profundas palavras de pertencimento, religiosidade, fé, esperança, histórias e memórias, alguns poemas são dedicados a pessoas ilustres do seu município.

No segundo capítulo “MeNinas de vó”, a autora destaca o amor imprescindível às suas netas e é muito lindo como ela expressa esse amor através das palavras, lendo-as sentimos o afeto em cada verso dedicado.

No capítulo três ela nos convida a conhecer os “Filhos de MeNina” e em cada palavra dita o amor transborda, o amor de mãe, e cada poema é dedicado especialmente para cada um dos seus três filhos, foi para mim a parte mais emocionante do livro.

No quarto capítulo “Meninas de Mãe Té” a autora dedica os poemas as pessoas que estiveram e estão ao seu redor, de uma forma muito sublime fala sobre várias mulheres, sobretudo suas parentes e chegadas.

Não menos importante, no seu último capítulo “Estrelas que inspiram versos” Nina dedica as suas palavras ao saudosismo, aos que já se foram e que deixaram um legado de sabedoria, gratidão e respeito pelo próximo.

Como Nina mesmo descreve em seu livro, pelo fato de seus escritos aflorarem “um contexto que retrata suas relações e vivências pessoais, é imprescindível que essa obra busque se aproximar ao máximo da linguagem falada” pág.09 E é nessa linguagem que o leitor se apaixona pela singela expressão do amor em versos. É a materialização do amor em forma de livro. A autora retrata esse afeto em palavras, demonstrando que podemos aflorar esses sentimentos através dos escritos.

A escrita é fluida e nos marca de uma forma muito profunda. E Nina consegue fazer isso com muita maestria. Se deixe levar pelas tão sublimes palavras dessa grande escritora do vale! A escritora Nina Mariza já teve inúmeras participações em obras conjuntas e antologias, e recebeu diversos prêmios. Adquira já o seu exemplar de “Amar em versos” no site da Amazon, no Clube dos Autores ou na Filos Editora.

 Por



Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA CULTURAL - UM CASO DE AMOR NA ROTA BAHIA-MINAS

  Imagem: Internet   Seu maquinista! Diga lá, O que é que tem nesse lugar (...) Todo mundo é passageiro, Bota fogo seu foguista ...