Imagem internet |
Todos os segundos somos bombardeados com informações de todos os tipos e de todos as fontes. O novo tempo exige de nós um filtro que muitas vezes não usamos. repassamos notícias que são falácias colocadas com um propósito para confundir e transtornar o conhecimento.
E muitas vezes, somos culpados, porque também não procuramos fontes seguras e na pressa em querer saber e informar, atropelamos s checagem e nos enrolamos. Grandes são as perdas quando as informações são falsas, o mundo inteiro paga por uma "preguiça" de pesquisas e estudos.
Nos tornamos preguiçosos, lemos o título e formulamos a informação da nossa mente doente e preguiçosa e repassamos. Os efeitos de uma sociedade imediatista e sem compromisso com a verdade. Quantas coisas lemos e um segundo depois sabemos que não é verdade.
Pessoas morrem e são enterradas apenas por visitar um parente no hospital. Já não somos guardiões da verdade e das informações que edificam o conhecimento. O mundo mergulhou numa onde de fofocas que carinhosamente chamamos de fake news e está tudo certo, nem mesmo buscamos conhecimentos para chegar as verdades postas e tudo segue seu rumo.
Famílias inteiras destroçadas por informações que não condizem com a verdades, comércios e lugares arrasados por situações firmadas na mentira e no desejo de deixar para trás a verdade. É tempo de um repensar filosófico, onde a verdade seja a luz do argumento e a razão seja posta diante das situações dúbias de conhecimento. Pensar e informar não é função de todos, somente daqueles que se debruçaram sobre a pesquisa e se chegou de fato o que deve ser comunicado.
A Filosofia precisa urgente retomar seu posto e destronar os sofistas de plantão que se instaurou novamente no mundo. Na guerra de informações o que prevalece é a pesquisa séria e a informação checada e verdadeira. A arma para a guerra é o conhecimento.
Por
Isso ocorre pela nossa pressa de sobrevivência do sistema capitalista. Somos escravos do tempo.
ResponderExcluir