quinta-feira, 19 de agosto de 2021

DIÁRIO DE LEITURA - Conversar, conhecer e conviver

 

Imagem da internet


Alex Konrado

 

Ultimamente, vivo pensando sobre o quanto perdemos com a impaciência e agressividade que estão tomando conta das pessoas. É muita gente se sentindo livre para disseminar o ódio e ataques gratuitos. Por muito pouco, somos envolvidos em conflitos absurdos e desnecessários, conflitos que poderiam ser resolvidos com uma simples conversa.

A sensação que tenho, é que precisamos aprender a conversar, e principalmente aprender a ouvir. Parece que vivemos em uma disputa pela razão; e nessa “disputa”, dificilmente há vencedores, uma vez que, acontece de tudo... tiro, porrada, bomba, ofensas e barracos. Uma situação que nos aproxima da discórdia e nos distancia da compreensão.

A globalização é um fenômeno que nos fez perceber com mais nitidez, as diversidades presentes na humanidade. E descobrir “outros mundos” dentro do mundo, provavelmente, não está sendo fácil, principalmente para quem acredita ser superior aos outros. A dificuldade em se relacionar com “o diferente”, é facilmente notada em alguns espaços.

A internet, sem sombra de dúvidas, é um desses espaços em que notamos com mais frequência o acontecimento desses conflitos. Através dela, nos conectamos com pessoas de diferentes culturas. Inúmeros assuntos são discutidos e debatidos por indivíduos que muitas vezes nem se conhecem, ignorando assim, suas realidades de vida.

É importante destacar que, ao apontar a internet como lugar onde enxergamos melhor esse péssimo comportamento, não faço na intenção de culpa-la, muito pelo contrário. Descobrir outros humanos, outros modos de ser humano, pela internet foi uma grande conquista. O problema está justamente no ser humano que faz o uso de qualquer ambiente, sem saber conviver e respeitar os demais.

 

"Todos os animais, com exceção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la."

Samuel Butler


Por





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Vale do Jequitinhonha de luto, Morre George Abner, um dos fundadores do Jornal Geraes.

  George Abner de Figueiredo Souza, natural do município de Pedra Azul, no Baixo Jequitinhonha. Agente Cultual, filosofo, fotografo, Jorna...