quinta-feira, 18 de março de 2021

DIÁRIO DE LEITURA - Série "Eu Recomendo"

     DICA DO LEITOR, com Rodrigo Evangelista



Abrindo nossa série “Eu Recomendo”, o turismólogo amante da cultura do Vale do Jequitinhonha, Rodrigo Evangelista, nos convida a conhecer o livro “Dicionário Fanadês, Jequitinhonhês, Mineirês”.

Rodrigo Evangelista Camargo é natural de São Paulo, mas com sangue fanadeiro. Mora em Minas Novas desde 2003, para sua indicação explica:

“O livro nos faz ir além da imaginação da nossa cultura, ler o quefalamos, nos mostra o quão o Mineiro, o Jequitinhonhês e o minasnovensesão diferentes de tudo nesse Brasil cheio de riquezas culturais! Aproveitem a leitura, pois vão viajar em um universo único de Minas. Trem bão demais da conta sô!”

Segundo Rodrigo, Carlos Mota é natural de Minas Novas, já foi deputado federal e foi ele quem deu o ponta pé inicial para a construção da UFVJM em seu mandato.Hoje o escritor mora em Brasília.

Seu livro "Dicionário Fanadês, Jequitinhonhês e mineirês: Linguagem Falada às Margens do Rio Fanado e Adjacências", com 436 páginas, foi publicado em 2008, sendo inclusive lançado na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. O prefácio foi escrito por Murilo de Melo Filho e a primeira edição teve 5000 exemplares.

A obra contém termos e expressões regionais utilizados ao longo dos anos, no modo de falar dos portugueses, africanos e indígenas que deram origem às populações do Vale do Jequitinhonha. O dicionário possui 427 páginas e 2,3 mil verbetes. Também traz mil apelidos curiosos de pessoas da região e 200 causos e piadas (AGU, 2008).

Em seu blog, Carlos Mota se declara: “Um fanadeiro romântico, que venera Nossa Senhora do Rosário e tem verdadeira paixão pelas tradições, pela arte popular, pelo folclore, pelo artesanato, pelos monumentos históricos e pelas riquezas paisagísticas de Minas Novas”.

Carlos Mota também escreveu ‘Eu, Marylin Monroe e o Outro’ e ‘Tião, um prefeito no Céu!’. Recentemente, participou da antologia de escritores do Vale, ‘Esperança é Vida’, organizado por Tadeu Martins com o poema ELEGIA À PANDEMIA.

 

Dicas para adquirir o livro: https://www.facebook.com/photo/?fbid=3709124202504453&set=gm.3876378915741427

 

Referências

https://agu.jusbrasil.com.br/noticias/18505/procurador-federal-lancara-nesta-quarta-feira-dicionario-de-fanades-jequitinhonhes-mineires

http://dicionario-fanades.blogspot.com/

http://sindireceita.org.br/blog/carlos-mota-lanca-dicionario-de-fanades/


Por




Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Vale do Jequitinhonha de luto, Morre George Abner, um dos fundadores do Jornal Geraes.

  George Abner de Figueiredo Souza, natural do município de Pedra Azul, no Baixo Jequitinhonha. Agente Cultual, filosofo, fotografo, Jorna...