quinta-feira, 18 de março de 2021

DIÁRIO DE LEITURA - Série "Eu Recomendo"

     DICA DO LEITOR, com Rodrigo Evangelista



Abrindo nossa série “Eu Recomendo”, o turismólogo amante da cultura do Vale do Jequitinhonha, Rodrigo Evangelista, nos convida a conhecer o livro “Dicionário Fanadês, Jequitinhonhês, Mineirês”.

Rodrigo Evangelista Camargo é natural de São Paulo, mas com sangue fanadeiro. Mora em Minas Novas desde 2003, para sua indicação explica:

“O livro nos faz ir além da imaginação da nossa cultura, ler o quefalamos, nos mostra o quão o Mineiro, o Jequitinhonhês e o minasnovensesão diferentes de tudo nesse Brasil cheio de riquezas culturais! Aproveitem a leitura, pois vão viajar em um universo único de Minas. Trem bão demais da conta sô!”

Segundo Rodrigo, Carlos Mota é natural de Minas Novas, já foi deputado federal e foi ele quem deu o ponta pé inicial para a construção da UFVJM em seu mandato.Hoje o escritor mora em Brasília.

Seu livro "Dicionário Fanadês, Jequitinhonhês e mineirês: Linguagem Falada às Margens do Rio Fanado e Adjacências", com 436 páginas, foi publicado em 2008, sendo inclusive lançado na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. O prefácio foi escrito por Murilo de Melo Filho e a primeira edição teve 5000 exemplares.

A obra contém termos e expressões regionais utilizados ao longo dos anos, no modo de falar dos portugueses, africanos e indígenas que deram origem às populações do Vale do Jequitinhonha. O dicionário possui 427 páginas e 2,3 mil verbetes. Também traz mil apelidos curiosos de pessoas da região e 200 causos e piadas (AGU, 2008).

Em seu blog, Carlos Mota se declara: “Um fanadeiro romântico, que venera Nossa Senhora do Rosário e tem verdadeira paixão pelas tradições, pela arte popular, pelo folclore, pelo artesanato, pelos monumentos históricos e pelas riquezas paisagísticas de Minas Novas”.

Carlos Mota também escreveu ‘Eu, Marylin Monroe e o Outro’ e ‘Tião, um prefeito no Céu!’. Recentemente, participou da antologia de escritores do Vale, ‘Esperança é Vida’, organizado por Tadeu Martins com o poema ELEGIA À PANDEMIA.

 

Dicas para adquirir o livro: https://www.facebook.com/photo/?fbid=3709124202504453&set=gm.3876378915741427

 

Referências

https://agu.jusbrasil.com.br/noticias/18505/procurador-federal-lancara-nesta-quarta-feira-dicionario-de-fanades-jequitinhonhes-mineires

http://dicionario-fanades.blogspot.com/

http://sindireceita.org.br/blog/carlos-mota-lanca-dicionario-de-fanades/


Por




Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA CULTURAL - UM CASO DE AMOR NA ROTA BAHIA-MINAS

  Imagem: Internet   Seu maquinista! Diga lá, O que é que tem nesse lugar (...) Todo mundo é passageiro, Bota fogo seu foguista ...