quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Memoria Cultural - Nossa Senhora da Lapa

NOSSA SENHORA DA LAPA
De acordo com os relatos orais, a peregrinação a Virgem da Lapa para adoração e contemplação ao culto a imagem de  Nossa Senhora, teria surgido por volta de 1728, século XVIII, por intermédio de um garimpeiro que encontrou a imagem da santa à beira do Córrego São Domingos. Há também outra versão que a imagem fora encontrado por um menino, que procurando um burro para seu pai, tropeiro, no meio do caminho deparou-se com um coelho, o qual ele saiu perseguindo o animal, este  se refugiou em uma toca(gruta) , toda iluminada e o fundo uma imagem pequena, o menino saiu correndo para avisar  a seus familiares, até que iniciou-se  aglomerações de pessoas para rezar e muitas começaram a alcançar graças, mais tarde construía-se  um santuário.
Começaram assim as romarias, daí foi-se formando um núcleo urbano, chamado São Domingos do Araçuaí, Distrito de Araçuaí, em 27 de Dezembro de 1949, houve a  emancipação política, mas no campo religioso a paróquia está vinculada a Diocese de Araçuaí.
O córrego não é mais o mesmo, mas resiste em períodos de chuva, com o tempo foram criando formas de  oferecer conforto aos fiéis e os romeiros permanecem em seu ritual de peregrinação anualmente visitam ao santuário da Virgem da Lapa.



Ângela Gomes Freire - Professora, Turismóloga e Produtora Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Vale do Jequitinhonha de luto, Morre George Abner, um dos fundadores do Jornal Geraes.

  George Abner de Figueiredo Souza, natural do município de Pedra Azul, no Baixo Jequitinhonha. Agente Cultual, filosofo, fotografo, Jorna...