quarta-feira, 3 de julho de 2024

OPINIÃO DO BLOG - Acessibilidade Cultural

 


Quando pensamos em acessibilidade nos vem à cabeça, as mobilizações urbanas como: placas de sinalizações, rampas, corrimões entre outros. Raramente pensamos nas acessibilidades de produtos, bens, serviços e informações de modo especial os relacionados à acessibilidade cultural.

Neste sentido uma das grandes inovações da Lei Complementar nº 195/2022 - Lei Paulo Gustavo, é justamente as medidas que visam promover a acessibilidade aos bens e serviços culturais contemplados pela lei


Os projetos devem contar com medidas de acessibilidade física, atitudinal e comunicacional compatíveis com as características dos produtos resultantes do objeto, nos termos do disposto na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência).


A Lei Paulo Gustavo viabiliza investimento direto no setor cultural  e simboliza o processo de resistência da classe artística durante a pandemia de Covid-19, que limitou severamente as atividades do setor cultural. É, ainda, uma homenagem a Paulo Gustavo, artista símbolo da categoria, vitimado pela doença.

Nesse sentido a Lei Paulo Gustavo no município de Itinga, alem de produções belíssimas, os bens e serviços de acessibilidade se tornaram reais e a disposição para que essas pessoas possam de fato acessar esses serviços de forma democrática.

Entre esses bens e serviços tivemos vídeos legendados e com leitura em libras, publicação de livro em braile, além das acessibilidades como: rampas, placas de informações, entre outros.

A publicação do livro em braile foi uma grande novidade, tendo em vista que o livro  “O Tilintar da Poesia – Antologia Poética de Itinga” foi o primeiro livro de autores do município de Itinga, no formato em braile e até onde este colunista conhece é também a primeira publicação de livro em braile na região do Vale do Jequitinhonha.

A satisfação é enorme em produzir uma obra literária que pode de fato ser acessada por todos, esses avanços nos mostra que estamos no caminho certo para que a democratização a acessibilidade aconteça de fato e permanente.

Por



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Vale do Jequitinhonha de luto, Morre George Abner, um dos fundadores do Jornal Geraes.

  George Abner de Figueiredo Souza, natural do município de Pedra Azul, no Baixo Jequitinhonha. Agente Cultual, filosofo, fotografo, Jorna...