sexta-feira, 5 de julho de 2024

CONHECENDO O JEQUI - Museu a Céu Aberto de Caraí-MG

 

Imagens da internet

Museus a céu aberto são um portal para vislumbrar a essência do que existe em volta e a abordagem íntima do artista com o ambiente”
 Ucelli, 2016

 

Registrar a história cotidiana da humanidade, sempre foi uma preocupação do homem, isso acontece desde os primórdios, uma dessas características são as inscrições rupestres, encontradas principalmente em cavernas de todo planeta.

Outras civilizações deixaram sua história registrada em esculturas, monumentos, pinturas, gravuras e outras formas de expressões.

Os museus tradicionais e os decoloniais, são espaços que ajudam a contar e visualizar essa trajetória humana, nos seus mais diversos aspectos socioculturais, ambientais e naturais.

Nos tempos atuais temos uma nova forma de contar e interagir com essa nossa historia, que são justamente através dos museus a céu aberto ou ao ar livre.

 

Atualmente, há muitos museus e parques de esculturas ao ar livre no mundo, cada qual com sua característica museal específica mas que congregam basicamente a mesma proposta: a integração e sinergia entre a natureza e o estado da arte, além do estímulo da relação entre o homem e o espaço, levando em conta o respeito ao meio ambiente e a riqueza paisagística do lugar.

 

Um dos mais famosos museus a céu aberto do Estado de Minas Gerais é do de Inhotim, no município de Brumadinho.

E o Vale do Jequitinhonha também tem seu museu a Céu Aberto, fica no município de Caraí, no médio Vale do Jequitinhonha. O museu foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal, no qual construiu esculturas ao longo da entrada da cidade. São réplicas ampliadas obras de nossos artesãos, bem como costumes dos nossos antepassados, homenagens a profissões e pessoas. A arte é manifestação mais evidente de um povo diante de suas riquezas culturais. Retratar através de obras os costumes, as profissões, os artistas e suas invenções.

O Museu a céu aberto no município de Caraí/MG é uma forma de homenagear e preservar a cultura local, através destas obras de arte, onde as populações locais e visitantes conseguem interagir, admirar, valorizar e preservar sua própria identidade.

 

Referências

 

www.museufelicialeirner.org.br

www.carai.mg.gov.br



Por




 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIÁRIO DE LEITURA - João Arantes, Poeta de Francisco Badaró lança Terceiro livro

  Lançamento do Livro - Fotos: Soll Santos Sugestão de Leitura O livro Ao Nascer do Sol é a nossa dica da semana! Lançado em 8 de feverei...