sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
Falecimento de "Dona Bosco"
sábado, 24 de dezembro de 2011
FELIZ NATAL
FELIZ NATAL
Pra vocês, Amigos,
Que fizeram do sol seu guia,
De cada manhã um lindo dia
De cada noite uma canção!
FELIZ NATAL
Pra vocês, que fizeram da Estrela D`alva
Seus caminhos:
Deram comida aos passarinhos
E repartiram com o homem seu pão!
FELIZ NATAL
Pra vocês, que tiveram um gesto amigo:
Um papo, um alento e deram abrigo
E estenderam suas mãos!
FELIZ NATAL
Pra vocês, que fizeram da dor a esperança;
Que fizeram sorrir uma criança
E que amaram de coração!
FELIZ NATAL
Pra vocês, que viveram a pobreza a fundo
Nas manjedouras do mundo
E não deixaram o tempo ir em vão!
FELIZ NATAL
Pra vocês, que são amigos, e pra vocês,
que ao inimigo presentearam com
Seu perdão!
FELIZ NATAL
Pra vocês, Amigos que sentem!
Pra vocês, Amigos que são Gente!
Foto: Presépio em cerâmica, Vale do Jequitinhonha
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha
Encontro de Comunicadores do Vale, que será realizado nos dias 27 e 28 de janeiro de 2012. Voltado para comunicadores (radialistas, jornalistas, comunicadores populares e blogueiros da região), o Encontro vai promover debates e oficinas com objetivo de pensar a situação das mídias e os rumos da comunicação no Vale do Jequitinhonha.
domingo, 20 de novembro de 2011
Consciência Negra
Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência antiescravagista. Pesquisas e estudos indicam que nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos. Em um dos povoados do quilombo, foi capturado quando garoto por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo. Criado e educado por este padre, o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Zumbi (Francisco). Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. "Zumbi" significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.
O nome Palmares foi dado pelos portugueses, em razão do grande número de palmeiras encontradas na região da Serra da Barriga, ao sul da capitania de Pernambuco, hoje, estado de Alagoas. Os que lá viviam chamavam o quilombo de Angola Janga (Angola Pequena). Palmares constituiu-se como abrigo não só de negros, mas também de brancos pobres, índios e mestiços extorquidos pelo colonizador. Os quilombos, que na língua banto significam "povoação", funcionavam como núcleos habitacionais e comerciais, além de local de resistência à escravidão, já que abrigavam escravos fugidos de fazendas. No Brasil, o mais famoso deles foi Palmares.
O Quilombo dos Palmares existiu por um período de quase cem anos, entre 1600 e 1695. No Quilombo de Palmares (o maior em extensão), viviam cerca de vinte mil habitantes. Nos engenhos e senzalas, Palmares era parecido com a Terra Prometida, e Zumbi, era tido como eterno e imortal, e era reconhecido como um protetor leal e corajoso. Zumbi era um extraordinário e talentoso dirigente militar. Explorava com inteligência as peculiaridades da região. No Quilombo de Palmares plantavam-se frutas, milho, mandioca, feijão, cana, legumes, batatas. Em meados do século XVII, calculavam-se cerca de onze povoados. A capital era Macaco, na Serra da Barriga.
A Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista, vulto de triste lembrança da história do Brasil, foi atribuído a tarefa de destruir Palmares. Para o domínio colonial, aniquilar Palmares era mais que um imperativo atribuído, era uma questão de honra. Em 1694, com uma legião de 9.000 homens, armados com canhões, Domingos Jorge Velho começou a empreitada que levaria à derrota de Macaco, principal povoado de Palmares. Segundo Paiva de Oliveira, Zumbi foi localizado no dia 20 de novembro de 1695, vítima da traição de Antônio Soares. “O corpo perfurado por balas e punhaladas foi levado a Porto Calvo. A sua cabeça foi decepada e remetida para Recife onde, foi coberta por sal fino e espetada em um poste até ser consumida pelo tempo”.
O Quilombo dos Palmares foi defendido no século XVII durante anos por Zumbi contra as expedições militares que pretendiam trazer os negros fugidos novamente para a escravidão. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Nas escolas as aulas sobre os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, o qual propiciará o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.
Fonte: www.brasilescola.com
Foto: Internet
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Giro Pelo Vale "A Morte de Dom Enzo"
Nesta manhã de 24 de Outubro fomos informados aqui na cidade de Itinga, através do serviço de alto-falantes da Igreja matriz a triste noticia da morte do Bispo Emérito da Diocese de Araçuaí “Dom Enzo”
Crescênzio Rinaldini o “ Dom Enzo” , nasceu no dia 27/12/1925, em Gardone Vila Trompia – BS/Itália. Ordena-se Sacerdote no dia 26/06/1949, Em Dezembro de 1961 assume a paróquia Santo Antonio da cidade de Itinga/MG, o qual fica como pároco até Janeiro de 1969.
Ele trabalhou vinte anos como professor e diretor do Seminário de Araçuaí. Em 1981, foi chamado de volta à sua diocese de Bréscia, na Itália. Mas no ano seguinte voltou como bispo e sua ordenação epciscopal aconteceu no dia 04/07/1982, o qual toma posse como bispo da Diocese de Araçuaí no dia 08/08/1982. Além de reabrir o Seminário Diocesano, o Curso de Segundo Grau e Filosofia, abriu também a Escola Técnica em Agro-pecuária. Mais tarde esta escola foi ampliada com os cursos de mineralogia e topografia, chamando-se Hagrogemito,reconstruiu e ampliou o Centro Diocesano de Pastoral e fundou o primeiro canal de televisão da cidade: a TV Araçuaí, sintonizada com a TV Cultura. Em Agosto de 2001 recebe o titulo de Bispo Emerito.
E hoje 24 de Outubro mas precisamente a 00:30, Dom Enzo deixa a vida terrena para viver a vida espiritual, deixando para sempre um lacuna na Igreja Católica, na vida social, política e cristã do Vale do Jequitinhonha. Que Deus na sua infinita bondade o acolha em seus braços.
Foto: Arquivo Paróquia Santo Antonio de Itinga
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
domingo, 9 de outubro de 2011
Giro pelo Vale - Edital de Seleção da ADVJ
A Associação de Desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha (ADVJ) informa aos interessadas em participar do “Projeto Vale do Jequitinhonha” que se encontram abertas as inscrições para o processo de seleção de Bolsistas para 2012. A ADVJ é uma entidade civil, de personalidade jurídica, apartidária, sem fins lucrativos e vínculos religiosos, dedicada à promoção de atividades sócio-educacionais e culturais do Vale do Jequitinhonha. A Associação foi fundada em 2002, com a proposta de planejar e executar o projeto “Vale do Jequitinhonha”. Mais informações podem ser obtidas pelo endereçoadvj.jequitinhonha@yahoo.com.br.
O que é o Projeto?
O Projeto Vale do Jequitinhonha nasceu em 1999 com o intuito de fomentar o estudo de jovens do Vale criando condições para que os mesmos ingressem em uma Universidade Pública ou concorram à bolsas pelo Programa PROUNI.
As Bolsas são concedidas pela Associação Pré-Federal e administradas pela ADVJ. Anualmente são selecionados entre 15 e 20 jovens para residerem em Blo Horizonte mediante a concessão de bolsas de estudos preparatório para o vestibular. São duas modalidades de bolsas concedidas de acordo com a classificação socioeconômica do candidato : com o auxílio (i) integral o estudante contemplado terá direito à mesalidade do curso por um ano além das apostilas, moradia e alimentação gratuitamente. Por sua vez, (ii) o bolsista parcial recebe auxílio apenas com a mesalidade, cabendo ao mesmo arcar com o material, moradia e alimentação.
Quem Pode Participar ?
O Projeto visa a beneficiar jovens naturais do vale do Jequitinhonha ou de famílias residentes na região por período igual ou superior à dez anos. Para participar do processo seletivo o candidato deverá atestar que sua condição socioeconomica atende as exigências dispostas no edital anexo, através de documentos correspondentes aos quesitos requeridos para a avaliação. Os interessados em concorrer à bolsa integral deverá comprovar renda de até duzentos e Cinquenta reais per capta, e para concorrer à bolsa parcial renda per capta de até seiscentos e cinquenta reais. Em ambos os casos recumenda-se que os candidatos tenham histórico de participação em movimentos sociais, culturais e/ou religiosos, etc. Não será permitida a inscrição de pessoas que tenham irmão contemplados anteriormente pelo projeto. Em caso de candidatos que estudaram em colégio particiular apenas os bolsistas poderão ser contemplados.
Como o projeto é sediado em Belo Horizonte, aqueles candidaos menores de dezoito anos, aprovados no processo seletivo, deverão apresentar uma declaração registrada em cartório contendo a autorização dos pais ou responsáveis para que o mesmo faça parte do projeto – o modelo segue anexo.
Como é o processo Seletivo?
Para participar do processo seletivo os interessados deverão ler o edital, preencher as informações requeridas pelo formulário de inscrição, eviando os documentos que atestem a veracidade das informações declaradas no formulário e e enviar até o dia dezeseis de novembro para Associação de Desenvolvimento do Vale do Jequitinonha, Praça Raul Soares n° 08 apartamento 202, cep: 30180030 , Centro, Belo Horizonte .No caso de o candidato e/ou membro da família não estar de posse de algum dos documentos, o mesmo deverá redigir uma declaração à punho explicando o motivo de não ser possuidor do referido documento. As incrições com documentação incompleta estara sujeita à desclassificação.
O processo seletivo constitui-se de duas etapas sendo uma delas realizada em Belo Horizonte, na qual a equipe de coordenadores do processo fará a avaliação dos documentos enviados a fim de averiguar se a classificação socioeconomica dos inscritos está de acordo com o exigido pelo edital. Os inscritos cuja a documentação não estiver de acordo com as exigências será desclassificado. A segunda etapa é realizada em alguma cidade do Vale e consiste em um encontro com a presença de todos os candidatos e coordenadores com o objetivo de ter um conhecimento prévio dos futuros bolsistas. O candidato que não estiver presente nesse encontro também será desclassificado. A equipe de coordenadores divulgarão o resultado após a realização de cada etapa no Blog Vale Viver.
Em caso algum será impedido que dois ou mais irmãos concorra à um mesmo processo, porém, não será concedida bolsas para duas pessoas de mesma família.
Para maiores informações entre em contato pelo email: advj.jequitinhonha@yahoo.com.br ou postando um comentário no Blog Vale Viver:
Para Baixar o Edital e o Formulário sócio Econômico Clique nos Links Abaixo:
Formulario_socioeconomico_2012
Declaração 2012
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Giro pelo Vale - Visões do Vale VI
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Giro pelo Vale - Cruz da Jornada Mundial da Juventude em Araçuaí
A cruz fica em peregrinação. Este é o espírito da Jornada. Depois do Estado de São Paulo, a cruz e o ícone irão para Minas Gerais. Em seguida, percorrerão as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Norte e Sul do Brasil; os países do Conesul, novamente a região Sul e o Sudeste. A peregrinação se encerra no Rio. A cruz de madeira foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens em 1984, dois anos antes da realização da primeira Jornada Mundial da Juventude, em Roma.
Vamos nos mobilizar, publicar, conclamar, convidar a todos os jovens da nossa Diocese para que participem desse evento. Será assim o início da jornada para nós, momento único na vida da nossa Igreja Particular de Araçuaí. Conto com todos os jovens e os de espírito jovem para recebermos com fervor esta cruz.
O tema da jornada será “Ide e fazei discípulos todos os povos” (Mateus 28,19). Esse é o tema da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. O anúncio foi feito pelo Papa Bento XVI, nesta quarta-feira (24), durante a audiência geral na residência de verão do Vaticano, em Castel Gandolfo.
Prepare a caravana em sua cidade. para viver este momento de FÉ.
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
Giro pelo Vale - Pe. Fabrizzio Administrador Diocesano
O colégio dos consultores da diocese de Araçuaí MG acaba de escolher, nesta quarta feira dia 07 de setembro, o Pe. Fabrizzio Clemente Fonseca como Administrador Diocesano. O Colégio é formado por 8 padres; São eles: Pe. Domingos, Pe. Célio, Pe. Éderson, Pe. José Willian, Pe. José Paulino, Pe. Natalino, Pe. Carlos Badaró e Pe. Fabrizzio. A Diocese está vacante desde o dia 04 de setembro quando Dom Severino tomou posse na Diocese de Caçador SC.
terça-feira, 6 de setembro de 2011
coluna do Jô Pinto - Nota de Falecimento
José Walter Chaves nasceu no dia 22 de Outubro de 1932, no município de Itinga, filho de Adail de Oliveira Chaves e Orotilha da Silva Chaves, fez o curso primário em Itinga no grupo escolar municipal, vai morar
A morte de José Walter Chaves deixa um legado e tambem uma lacuna na vida politica e social do município de Itinga.
Foto: Jô Pinto
sábado, 20 de agosto de 2011
Giro pelo Vale - Estudantes da UFVJM repudiam campi em Janaúba e Unaí
Prezadas/os conselheiras e conselheiros do CONSU e COSEPE da UFVJM
Nós, estudantes organizados da UFVJM, expressamos por meio dessa nossa indignação frente a proposta verticalizada de expansão dos campi da UFVJM para as regiões noroeste (Unaí) e norte de Minas (Janaúba).
Acreditamos que justamente pela ausência da sociedade civil dos Vales no debate, a proposta não contempla as reais demandas das populações e organizações sociais que historicamente lutaram pela implantação desta Universidade e pelas possibilidades a ela associadas.
Desde a implantação do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades – REUNI temos pautado a necessidade da construção de uma Universidade de fato includente e referenciadas nas particularidades sociopolíticas, culturais e ecológicas da região.
Acreditamos que a iniciativa em curso contrapõe o compromisso assumido pela Universidade e pelo Governo Federal no que tange às iniciativas de desenvolvimento regional. Conforme descrito em nosso estatuto: “A UFVJM caracteriza-se como uma universidade multicmpi, com ênfase de atuação nos Vale do Jequitinhonha e Mucuri” ( Art. 1. parágraafo único, artigo da UFVJM).
Apoiamos a democratização do ensino público e de qualidade. Entendemos, no entanto, que o papel da Universidade no atual momento é a expansão para outros municípios dos Vales, e que qualquer diálogo com o Ministério da Educação deve ser orientado neste sentido. Por tudo isso, rejeitamos veementemente esta expansão desordenada e propomos a abertura de debates/ações que viabilizam a criação de campi nos Vales e envolvimento da UFVJM com a região e seus povos.
Por uma Universidade verdadeiramente dos Vales!
Assinam:
Grupo Aranã de Agroecologia
Coletivos Estudantes em Movimento/UFVJM
Coletivo Agentes do Vale
Coletivo Retalhos de Fulo
Centro Acadêmico de Agronomia/UFVJM
Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil – FEAB
Diretório Central dos Estudantes “Gestão Roda Viva”
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Eleiçoes Centro Cultural Escrava Feliciana
quinta-feira, 23 de junho de 2011
Pontuação Provisoria do ICMS do Patrimônio cultural de MG
Iepha/MG divulga pontuação provisória do ICMS Patrimônio Cultural - Exercício 2012
Já está disponível no site do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) a pontuação provisória do ICMS Patrimônio Cultural - Exercício 2012. As fichas com as avaliações detalhadas também já foram encaminhadas para as prefeituras.
Os municípios que enviaram documentação devem consultar a pontuação para que, caso haja alguma divergência nas informações, possam recorrer dentro do prazo legal de 10 dias corridos, a partir desta segunda-feira (20). Para recorrer do resultado, os responsáveis devem encaminhar um oficio para o fax (31) 3235-2888, contendo justificativa específica e indicando a qual quadro a reivindicação se refere. No site do Iepha/MG há mais informações de como recorrer da pontuação. O prazo para recurso se encerra no dia 4 de julho.
Este ano, 702 cidades encaminharam documentação. Outros 24 municípios, mesmo não enviando a documentação, receberam pontuação por possuírem bem tombados pelo Iepha/MG ou pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Oito municípios participaram pela primeira vez: Douradoquara, Imbé de Minas, Munhoz, Paineiras, Pingo D’água, São Sebastião da Bela Vista, São Sebastião do Maranhão e Serra do Salitre. Os estreantes obtiveram pontuação, respectivamente, de 0.70, 6.00, 5.00, 4.55, 6.00, 4.70, 2.00 e 2.00 pontos.
Os valores do repasse, estimados por ponto, garantem ao município uma verba extra que pode ajudar no orçamento das prefeituras, sendo que, desde 2009, o mínimo de 50% deve ser destinado para projetos e ações ligados a bens culturais protegidos. Em 2010, o valor por ponto foi de R$ 15.371,00, em média. Até março deste ano já foram repassados às cidades cerca de R$ 13 milhões.
A pontuação provisória dos municípios mineiros no ICMS 2012 pode ser consultada no site www.iepha.mg.gov.br, clicando no banner ICMS Patrimônio Cultural a direita da tela.
Para ver planilha com todas as 702 cidades de minas Clique Aqui
Agência Minas
sexta-feira, 10 de junho de 2011
Poucas e Boas da Net
Uma mensagem a todos os membros de Rede de Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro
Oi Pessoal, Tivemos acesso ao seguinte documento divulgado pela Secretaria de Esporte e Juventude. Este documento convoca a conferencia estadual de juventude e estabelece alguns critérios para sua participação. É MUITO IMPORTANTE QUE TODOS LEIAM ESTE DOCUMENTO E SE ORGANIZEM PARA PARTICIPAR!!!! Qualquer dúvida é so falar abraços, Bruno forum no NING http://jovenscomunicadores.ning.com/forum/topics/conferencia-estadual-de |
domingo, 5 de junho de 2011
Fundo Estadual de Cultura - Prorrogado
A relação de aprovados deve ser divulgada em até 60 dias, com os nomes dos respectivos beneficiários, dos municípios ao qual pertencem e os valores autorizados dos benefícios.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Memória Cultural
85 anos de fé, história e educação A Congregação das Irmãs Franciscanas Penitentes Recoletinas, fundada em 1623, em Dolbain, Linburg, na Bélgica, por Madre Joana de Neerinck, que suportou pressões do exercitor francês, vindo refugiar-se na cidade de Oirscht. Estabelecendo no Brasil, em 1926, na cidade de Araçuaí, uma nova experiência através da educação para jovens meninas da região do vale do Jequitinhonha. As percussoras desta experiência: Irmã Aquilina, Amália, Boa Vida, Angélica, Beatriz e Guilhermina, responsáveis por erguer o Colégio Nazareth. |
A história do Colégio Nazareth se confunde com a história da formação educacional de Araçuaí, está presente em cada casa em cada memória. É uma combinação perfeita do passado e do presente, preserva suas características físicas originais superando problemas contemporâneos como, por exemplo: pichações que não existe na estrutura do Colégio,evoluiu e se adaptou com o progresso, sem contudo perder sua origem, no turbilhão da modernidade.
Foi a primeira escola da região que funcionou com regime de internato, para moças, o que deu a essa instituição a entonação inovadora influenciando notavelmente a vida dos moradores de Araçuaí e arredores. Alem de contar, ainda, com um prédio, de arquitetura imponente conservando suas características originais. O que por si só já é um grande patrimônio cultural.
Implantado com certa proximidade do centro Histórico de Araçuaí, o Conjunto Arquitetônico do Colégio Nazareth, construído em três períodos do século XX, apresenta uma arquitetura comum ao período eclético, sendo os principais elementos desta arquitetura as janelas decoradas com elementos artísticos e as arcadas dos alpendres.
Ângela Gomes Freire
MEMÓRIA CULTURAL - UM CASO DE AMOR NA ROTA BAHIA-MINAS
Imagem: Internet Seu maquinista! Diga lá, O que é que tem nesse lugar (...) Todo mundo é passageiro, Bota fogo seu foguista ...
-
PILÃO Mulheres de Cabo Verde, utilizando o Pilão O pilão tem sua origem árabe, mas foi na África que ganhou afirmaç...