terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Cinema e Arte nas Comunidades de Itinga


Em 1996 José Claudionor dos Santos Pinto através do  M.C.I – Movimento Cultural Itinguense ,hoje Centro Cultural Escrava Feliciana, criou o projeto Cinema nas comunidades o qual tinha o objetivo de levar a arte do cinema nacional para as comunidades de Itinga, principalmente as rurais, para viabilizar o projeto foi feito uma parceria com a prefeitura municipal de Itinga, geralmente se leva também um vídeo feito na comunidade (reunião, jogo de futebol ou algunha festa) e estes eram exibidos antes das sessões, e após as sessões ainda se fazia um forrozinho para alegrar os telespectadores. Nas comunidades que não tinham energia elétrica se leva um gerador de energias movido a gasolina, o projeto perdurou até novembro de 2000 e neste período todas as comunidades do município de Itinga receberam o projeto cinema nas comunidades.
Agora estamos retornando este projeto com um novo formato chamado “Cinema e Arte nas comunidades” onde se pretende levar a arte do cinema juntamente com nossas artes locais: grupos de teatro, corais, exposição de artes, contadores de histórias, cantores e poetas, esta retomada só esta sendo possível graças a uma parceria entre o Centro Cultural Escrava Fliciana e AMAI – Associação dos Moradores e Amigos de Itinga, que juntas vem somando forças para levar entretenimento para as comunidades privadas de acesso à cultura.
Em breve divulgaremos a programação de 2011 do projeto cinema nas comunidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA CULTURAL - UM CASO DE AMOR NA ROTA BAHIA-MINAS

  Imagem: Internet   Seu maquinista! Diga lá, O que é que tem nesse lugar (...) Todo mundo é passageiro, Bota fogo seu foguista ...