terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Cinema e Arte nas Comunidades de Itinga


Em 1996 José Claudionor dos Santos Pinto através do  M.C.I – Movimento Cultural Itinguense ,hoje Centro Cultural Escrava Feliciana, criou o projeto Cinema nas comunidades o qual tinha o objetivo de levar a arte do cinema nacional para as comunidades de Itinga, principalmente as rurais, para viabilizar o projeto foi feito uma parceria com a prefeitura municipal de Itinga, geralmente se leva também um vídeo feito na comunidade (reunião, jogo de futebol ou algunha festa) e estes eram exibidos antes das sessões, e após as sessões ainda se fazia um forrozinho para alegrar os telespectadores. Nas comunidades que não tinham energia elétrica se leva um gerador de energias movido a gasolina, o projeto perdurou até novembro de 2000 e neste período todas as comunidades do município de Itinga receberam o projeto cinema nas comunidades.
Agora estamos retornando este projeto com um novo formato chamado “Cinema e Arte nas comunidades” onde se pretende levar a arte do cinema juntamente com nossas artes locais: grupos de teatro, corais, exposição de artes, contadores de histórias, cantores e poetas, esta retomada só esta sendo possível graças a uma parceria entre o Centro Cultural Escrava Fliciana e AMAI – Associação dos Moradores e Amigos de Itinga, que juntas vem somando forças para levar entretenimento para as comunidades privadas de acesso à cultura.
Em breve divulgaremos a programação de 2011 do projeto cinema nas comunidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GIRO PELO VALE - Vale do Jequitinhonha de luto, Morre George Abner, um dos fundadores do Jornal Geraes.

  George Abner de Figueiredo Souza, natural do município de Pedra Azul, no Baixo Jequitinhonha. Agente Cultual, filosofo, fotografo, Jorna...