segunda-feira, 18 de abril de 2016

MEMÓRIA CULTURAL - MITRA

Mitra


Esta  Mitra é de origem romana, pertenceu ao segundo Bispo Dom José de Haas(1937-1956), considerado “Pai dos Pobres” um holandês que  chegou ao Brasil em 1906, ao ser transferido em 1912 para Araçuaí, aceitou a missão como vigário cooperador do Cônego Florêncio Rodrigues de Moura Terra, permanecendo firme em seu propósito  e destemido em suas ações até que em 1937 houve a sua nomeação como bispo.

 De acordo com  alguns escritos a mitra começou a ser usada em liturgia, mas outros crêem que seu uso é anterior aos tempos apostólicos, anterior ao cristianismo ou ainda dos séculos VIII ou IX, e ainda há outra corrente que acredita ter milênio , o certo é que um ornamento episcopal  foi usada primeiramente em Roma por volta da metade do século X e fora de Roma no ano de 1000, sendo encontrada a primeira referência numa bula de 1049, do Papa Leão IX, mas seu uso generalizou-se entre os bispos pelos anos 1100 a 1150. A concessão de uso da Mitra pelos cardeais foi em 1051 por Leão IX, e para os abades a partir de 1063, quando o Papa Alexandre II concedeu a mitra ao abade Egelsino, na abadia de santo Agostinho, em Cantuária. Também houve permissão para usar a mitra por príncipes cristãos como o Duque Wratislw, na Boêmia, concedido pelo papa Alexandre II, Pedro Aragão, quando recebeu Inocêncio III e o imperador alemão.


Por

GIRO PELO VALE - Vale do Jequitinhonha de luto, Morre George Abner, um dos fundadores do Jornal Geraes.

  George Abner de Figueiredo Souza, natural do município de Pedra Azul, no Baixo Jequitinhonha. Agente Cultual, filosofo, fotografo, Jorna...