quarta-feira, 5 de março de 2014

Memória Cultural - Mercados

MERCADOS

Mercados Vale do Jequitinhonha  - Fotos: Internet
Pensando  na idéia de transformação das cidades  ao longo do tempo, seja em termos mais otimistas outras com novas possibilidades ,  vão criando seus arranjos, fato é que,  os mercados  também  são construções estratégicas  para o movimentar  de um município, pois o comércio  sempre se estabelece ao seu redor e consecutivamente  cria-se circuitos comerciais  e centrais.
O exemplo mais próximo deste movimentar no Vale do Jequitinhonha  é o Mercado de Araçuaí,  sua  primeira edificação  aconteceu  num local onde  hoje conhecemos como Praça Manuel  Fulgêncio, existia lojas, cadeia, comarca enfim tudo que cabia  numa cidade de interior, com  a inundação de 1919, quase tudo fora reconstruído, inclusive o mercado municipal, porém em outro local, próximo dali, porque o rio era o meio de  acesso e de transporte através das canoas.
O vínculo  com o meio de  transporte é outro  fator interessante para se observar, enquanto o rio era navegável e único , tudo se concentrava  em volta deste, o segundo mercado de Araçuaí foi edificado num local denominado atualmente como Praça Waldomiro  Silva, que  com o passar dos tempos perde sua posição estratégica  devido  as enchentes, mas  interessante  ainda, que surge consecutivamente a abertura das estradas, e o que fazer para atrair gente e comércio?_Mercado Municipal.
Surge assim o terceiro Mercado Municipal de Araçuaí,  através de um plano prioritário do prefeito da época, destinado a  mudança da cidade  para a parte alta, com terreno doado e apoio incondicional  da Cia Stanífera do Brasil ou Arqueana como é conhecida com verba de quatro milhões de cruzeiros, pagos em duas etapas para início de obras, assim temos as instalações,  atual do Mercado de Araçuaí , próximo as imediações de uma  BR.
Com o crescimento  habitacional e criação de novos bairros na cidade,  poderá o mercado transferir-se para outra região novamente?
Analisando desta maneira não é diferente de Itinga, Itaobim, Virgem da Lapa e tantos outros mercados  municipais da região, alguns existem apenas em fotografias, outros sequer teve a mesma sorte.
Convido você a fazer a leitura de como será sua área central de sua cidade dentro de alguns anos.  Fique a vontade para comentar...

Por: Ângela Gomes Freire - Professora, Turismóloga e Produtora Cultural


GIRO PELO VALE - Vale do Jequitinhonha de luto, Morre George Abner, um dos fundadores do Jornal Geraes.

  George Abner de Figueiredo Souza, natural do município de Pedra Azul, no Baixo Jequitinhonha. Agente Cultual, filosofo, fotografo, Jorna...