sábado, 12 de maio de 2012

Abolição da Escravatura


A partir da segunda metade do século XIX, vários intelectuais, escritores, jornalistas e políticos discutiam a relação existente entre a utilização da mão de obra escrava e a questão do desenvolvimento nacional. Enquanto as nações europeias se industrializavam e buscavam formas de ampliar a exploração da mão de obra assalariada, o Brasil se afastava desses modelos de civilidade ao preservar a escravidão como prática rotineira.

De fato, mais do que uma questão moral, a escravidão já apresentava vários sinais de decadência nessa época. A proibição do tráfico encareceu o valor de obtenção de uma peça e a utilização da força de trabalho dos imigrantes europeus já começava a ganhar espaço. Com isso, podemos ver que a necessidade de se abandonar o escravismo representava uma ação indispensável para que o Brasil viesse a se integrar ao processo de expansão do capitalismo.

A Inglaterra, mais importante nação industrial dessa época, realizava enormes pressões para que o governo imperial acabasse com a escravidão. Por de trás de um discurso humanista, os britânicos tinham interesse real em promover a expansão do mercado consumidor brasileiro por meio da formação de uma massa de trabalhadores assalariados. Paralelamente, os centros urbanos brasileiros já percebiam que o custo do trabalhador livre era inferior ao do escravo.

Respondendo a esse conjunto de fatores, o governo brasileiro aprova a Lei Eusébio de Queiroz, que, em 1850, estipulou a proibição do tráfico negreiro. Décadas mais tarde, a Lei do Ventre Livre (1871) previa a liberdade para todos os filhos de escravos. Esses primeiros passos rumo à abolição incitaram a criação da Sociedade Brasileira contra a Escravidão e, três anos mais tarde, no estabelecimento da Confederação Abolicionista, em 1883.

Apesar de toda essa efervescência abolicionista manifestada em artigos de jornal, conferências e na organização de fugas, vários membros da elite rural se opunham a tal projeto. Buscando conter a agitação dos abolicionistas, o Império Brasileiro aprovou a Lei Saraiva-Cotegipe ou Lei dos Sexagenários, que previu, no ano de 1885, a libertação de todos os escravos com mais de 65 anos de idade. Na prática, a lei atingia uma ínfima parcela de escravos que detinham um baixo potencial produtivo.

Dando continuidade à agitação abolicionista, vemos que o ano de 1887 foi marcado pela recusa do Exército brasileiro em perseguir escravos e a clara manifestação da Igreja Católica contra tal prática. No ano seguinte, assumindo o trono provisoriamente no lugar do pai, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, no dia 13 de maio. Possuindo apenas dois artigos, a lei previu a libertação dos escravos em território brasileiro e a revogação de qualquer lei que fosse contrária a essa medida.

Apesar de estabelecer um marco no fim da escravidão, a Lei Áurea não promoveu transformações radicais nos cerca de 750 mil escravos libertos em território brasileiro. Sem nenhum amparo governamental, os alforriados se dirigiram para as grandes cidades ou se mantiveram empregados nas suas propriedades de origem. De fato, ao invés de promover a integração do negro à sociedade, a libertação foi seguida pelo aprofundamento da marginalização das camadas populares no Brasil.


Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola


Fonte: www.brasilescola.com

terça-feira, 1 de maio de 2012

II Fórum da Mulher do Jequitinhonha


UFMG realiza II Fórum da Mulher do Jequitinhonha

Evento será realizado neste mês de maio em Itaobim
 
Nos dias 24 e 25 de maio, quinta e sexta-feira, acontecerá o II Fórum da Mulher do Jequitinhonha, realizado pela UFMG/Polo Jequitinhonha, na cidade de Itaobim, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal.
O I Fórum da Mulher do Jequitinhonha aconteceu o ano passado na cidade de Baixo Jequitinhonha.

Este encontro tem em sua programação várias conversas e ações, entre elas, o lançamento do Álbum da Mulher e também o encaminhamento da carta redigida no primeiro fórum.

Foram convidadas para abertura a Ministra de Políticas para Mulheres, Eleonora Minicucci, como também a coordenadora do Fórum Intergovernamental de Igualdade Racial e Assessora para Assuntos Federativos da SEPIR, Maria do Carmo Ferreira Silva, a Cacá, ex-prefeita de Araçuaí.
Grupos e associações de mulheres do Vale estão convidadas para apresentarem suas experiências de geração de renda e ações de sustentabilidade. Em meio a tudo isso, o evento tem o objetivo de  cantar, dançar, conversar e apresentar protestos e desejos de mudanças que ampliem e fortaleçam os espaços da mulher .
De grande importância será o foco dos trabalhos do Fórum deste ano: discussão e encaminhamentos para a criação de “Conselhos de Mulheres”,  nos municípios do Vale.

A coordenação é feita por Maria Alice Braga e Maria das Dores Pimentel Nogueira, a Marizinha, da UFMG..

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: 

1 – Alto e Médio Jequitinhonha – Haverá um ônibus que fará percurso de Turmalina a Itaobim no dia 23/05/12 – A agenda e roteiro do ônibus está sendo construída conforme a demanda das cidades. Serão para cada cidade 05 vagas para participantes do Fórum.

2 – Baixo Jequitinhonha – Estamos providenciando um ônibus que sairá de Almenara e passará pelo município de Jequitinhonha no dia 24 pela manhã, (as informações finais: local e horário de saída serão informadas posteriormente) – as vagas serão preenchidas conforme inscrições das participantes pelo email: braga.mariaalice@yahoo.com.br ou telefone 031.99420723 3

3 – Em Itaobim as participantes terão alojamento, alimentação e deslocamento por conta da prefeitura local. Solicita-se que levem colchão e roupas de cama e banho.

4 – Em anexo enviamos –lhe a programação do Fórum 2012. [ Infelizmente essa programação não chegou em nossas mãos, mas assim que chegar postaremos aqui]

5 – Qualquer dúvida entre em contato com Dulcinea – PROEX – UFMG no telefone 031. 3 409.4062, ou Maria Alice Braga no tel 031 9942-0723 ou 8455-7430.

fonte;http://blogdobanu.blogspot.com.br/

MEMÓRIA CULTURAL - UM CASO DE AMOR NA ROTA BAHIA-MINAS

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