quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

GIRO PELO VALE - Itinga de Luto, morre um Herói/Barqueiro, Seu Gera da Balsa


Itinga esta de luto, um daqueles heróis anônimos que tanto fez pela cidade, mas que não teve esse reconhecimento nos anais da história.
Partiu para o plano espiritual para uma ultima travessia, seu Geraldo ou Gera da Balsa como era conhecido, carregava sobre o peito a marca do remo, marcar essa adquirida pelos longos e árduos anos de viagens atravessando pessoas, carros ,mercadorias e o desenvolvimento de Itinga, a balsa pesada de madeira era por ele e tantos outros barqueiros conduzida pelos  seus braços fortes.
É impossível falar do desenvolvimento de Itinga, sem prestar uma justa homenagem a esses homens que literalmente carregou esse progressos nos braços cruzando o rio Jequitinhonha em cheias ou secas.
Antes da ponte, o alimento que chegou as nossas mesas dependeu dos braços fortes de seu Geraldo, se seu carro ia de um lado ao outro foi também os braços de seu Geraldo que o conduziu a outra margem.
Hoje seu “Geraldo da Balsa” foi fazer uma nova travessia, partiu para uma viagem de ida ao encontro do Pai Celestial e de tantos outros barqueiros e canoeiros que lá estão, que Deus na sua infinita bondade o receba de braços abertos  e que a família sinta-se honrada , pois seu Geraldo  foi e sempre será um herói desta terra chamada Itinga.

O Barqueiro
Autor:  Jô Pinto

O barqueiro ajeitou a prancha
O carro deslizou para dentro da balsa
O barqueiro embarcou pessoas
embarcou meu pão nosso pão.
O barqueiro de remo no peito e na mão
empurrou a balsa sobre as águas do jequi
O barqueiro cantarolava uma canção
nas águas as vezes turvas do coração
no vai e vem, a força e a emoção
espiritual e a física cravada eternamente em seu peito
A balsa parou.....
o barqueiro por fim descansou.
e um herói a cidade reverenciou....
deixou seu legado, sua história
nas águas do rio, que outrora as levou
para os braços do mar.

2 comentários:

  1. Sentiremos tanto a sua falta..😭😭😭😭

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Jo! Representou muito bem a todos nós que nesse momento faltam palavras para agradecer e consolar.Faco minhas a suas palavras...

    ResponderExcluir

GIRO PELO VALE - Caraí e o Vale de luto

Foto: UFMG É com muito pesar que comunicamos a passagem espiritual da artesã de Caraí, Dona Noemisa, uma baluarte do artesanato do Vale do...